Blog do Prisco
Destaques Notícias

Datafolha: Dilma ainda está melhor do que Fernando Collor há 22 anos

Pesquisa Datafolha que veio a público hoje sepulta o discurso de que os manifestantes e insatisfeitos com o atual governo fazem parte da população mais abastada e que seriam todos eleitores de Aécio Neves.
Apenas 13% dos pesquisados pelo instituto consideram a gestão ótima ou boa contra 62% que consideram ruim ou péssimo o desempenho da petista. Desde a redemocratização, somente Fernando Collor, em 1992, à época do processo de impeachment, superou Dilma, chegando a 68% de rejeição. Ela despencou dez pontos percentuais desde a última avaliação, em fevereiro, quando tinha 23% de aprovação.

Presidente Dilma Rousseff
Segundo o instituto, a rejeição é observada em todos os segmentos, níveis educacionais e econômicos, em todas as regiões do país. Dilma só não foi para o abismo em termos de popularidade entre os filiados e simpatizantes do PT, o que só comprova o tamanho da bobagem que o ministro Miguel Rossetto disse no domingo. O eleitorado, que geralmente vive a vida real fora dos gabinetes charmosos, também mostra muito pessimismo em relação ao futuro econômico: 60% acreditam que vai piorar. A população, e não apenas a oposição, está de mau humor. Péssimo humor.
Os dados também põem por terra a esdrúxula tese do golpe (que parece mais ópio para torcedores apaixonados). Inclusive no Nordeste, a presidente está bem mal na foto. A região é um histórico reduto petista. Os votos nordestinos foram decisivos para que a atual inquilina do Planalto renovasse o mandato.
Se serve de consolo, a avaliação do Congresso Nacional é ainda pior. Apenas 9% dos entrevistados aprovam (ótimo ou bom) a atuação de suas excelências. Já 50% consideraram ruim ou péssimo o desempenho dos eleitos para o Parlamento.

Foto: divulgação