Blog do Prisco
Coluna do dia

De Joinville para SC?

O respeitado jornal britânico Financial Time colocou Joinville, outrora chamada de Manchester catarinense, no topo da lista das melhores cidades de médio porte para atração de investimentos estrangeiros na América do Sul. Considerando-se todo o continente americano (o que inclui as Américas Central e do Norte – EUA, Canadá e México), a cidade ficou em quinto no ranking.

Enquanto lidera no Sul do Mundo, Joinville só ficou atrás das canadenses Ontario (1), Brampton (2) e Quebec (4) e da Capital de El Salvador, San Salvador (3), todas nas outras Américas. Traduzindo: um desempenho de encher os olhos.

O resultado positivo surpreendeu até mesmo a cúpula do governo municipal. A inscrição no estudo foi feita, em um primeiro momento, para avaliação dos níveis de competitividade de Joinville. Quase como um teste.

Principalmente a partir da implantação do programa Join.Valle e o que se convencionou chamar de profissionalização da gestão municipal sob a batuta do bem sucedido empresário Udo Döhler. No total, foram inscritas 428 cidades.

 

Cacife

Evidentemente que o surpreendente desempenho de Joinville neste estudo do Financial Times tem as digitais do prefeito-empresário. Se politicamente os ventos têm andado favoráveis a ele, agora o cenário econômico também desponta. O que só fortalece o nome de Udo encabeçar uma chapa em 2018.  Uma possibilidade ainda embrionária, ressalte-se.

 

Definição partidária

Udo Döher atualmente é uma das apostas do PMDB, ao lado de Mauro Mariani, para o projeto majoritário do ano que vem. Mas isso depende de vários fatores. Inclusive do desgaste do partido no contexto da Lava Jato. Se o staff de Udo identificar que o PMDB torna-se legenda inviável em função dos desgastes na Lava Jato, a possibilidade de mudança de endereço partidário não será descartada.

 

Freio-de-mão

Embora as obras do Centro de Evento de Balneário Camboriú estejam em andamento, que ninguém se surpreenda se a data da inauguração for novamente adiada. Chegou-se a falar em julho deste ano, o que não é possível. Depois de assumir, Leonel Pavan cravou o mês de novembro. A conferir!

  

Porte

O Centro de Eventos pode mudar o patamar do turismo de eventos no Litoral Norte de Santa Catarina. Também por isso, sua conclusão une esforços do próprio Pavan e do prefeito Fabrício Oliveira, que derrotou o tucano no pleito municipal do ano passado, quando os dois se digladiaram. Postura republicana.

 

Combate à corrupção

Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, assinou decreto e criou uma comissão para regulamentar no município a legislação federal que versa sobre o combate à corrupção. O ato contou com a presença do ex-ministro da CGU (hoje Transparência), Jorge Hage. A cidade portuária pode ser a primeira de SC a criar regras mais rígidas para as relações entre o público e o privado.

 

Cabos eleitorais

Está ficando cada vez  mais fácil entender porque um outsider (nome menos conhecido e influente no cenário político) pode chegar à presidência do Brasil. Os líderes tradicionais, todos absolutamente enrolados em corrupção, ativa e passiva, formação de quadrilha, improbidade, concussão, entre outros crimes, agora sinalizam a aproximação entre adversários mortais para tentar salvar a pele de todos. Pode ser um abraço de afogados. Saberemos em outubro de 2018!