Blog do Prisco
Coluna do dia

Debate do SCC-SBT mostra alto nível entre os candidatos e sinaliza para linha das campanhas

Debate do SCC-SBT mostra alto nível entre os candidatos e sinaliza para linha das campanhas

Foi de alto nível, com conteúdo e sem apelações ou ataques rasteiros, o primeiro debate televisivo entre os principais candidatos ao governo de Santa Catarina.
Foi organizado e transmitido pelo SCC-SBT no sábado.
Sem entrar nos detalhes mais técnicos é importante frisar que o formato foi impecável.
Os candidatos colaboraram. À sua maneira, demonstraram bom preparo e conhecimento em linhas gerais da situação catarinense e nacional. Deram suas estocadas, evidentemente, mas sem aplicação de golpes abaixo da cintura.

MOISÉS

Por estar no governo, na vitrine e por ter colecionado vários desafetos ao longo dos últimos três anos e meio, Moisés da Silva foi o mais atacado.
Foi questionado sobre a absoluta falta de relação com o presidente Jair Bolsonaro, sobre as obras em Santa Catarina e sobre a saúde. Em suas manifestações, Moisés deixou claro que exaltará os feitos de sua gestão, como a economia, os investimentos conjuntos com o governo federal em obras, e que não vai apostar na nacionalização da disputa. Não atacará diretamente o presidente, buscando algum tipo de vinculação via ações locais na seara de competência da União.

GEAN

Apesar de toda a experiência e preparo, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, também recebeu algumas estocadas. E parecia um pouco desconfortável, fora da sua condição normal de se expressar bem e com segurança.
Sinalizou que tentará beliscar votos bolsonaristas e que sua grande aposta será no comparativo envolvendo sua exitosa gestão na Capital em relação à atual administração estadual.

JORGINHO

Muito bem sintonizado e firme, o senador Jorginho Mello, ao lado do colega Esperidião Amin, foi o que se saiu melhor.
Alfinetou Moisés e Gean com inteligência e focou em propostas e também em sua hoje estreita ligação com Bolsonaro.
Até aqui, somente ele, Jorginho, teve o direito de um vídeo de apoio gravado pelo chefe da Nação, o líder disparado nas pesquisas em Santa Catarina. O senador do PL também tem foco no Pronampe, projeto de autoria dele e que deu um belo fôlego às micro e pequenas empresas assoladas pela pandemia do vírus chinês.

AMIN

Sem dúvidas o mais experiente entre os postulantes, Esperidião Amin também levou suas estocadas, assim como as distribuiu também. Notadamente com Gean Loureiro, que como ele, Amin, foi prefeito da Capital e tem base eleitoral na Grande Florianópolis. Os dois vão disputar palmo a palmo o território eleitoral da região.
Embora esteja na quinta candidatura, Amin fez questão de dizer que quando estava fora do poder foi estudar para se atualizar. Em debates, sempre se espera algo mais do senador do PP pela sua estatura intelectual e preparo. Neste primeiro embate na TV, não foi diferente.

DÉCIO

O candidato do PT ao governo, Décio Lima, apostou numa estratégia arriscada, que deve ser sua linha de campanha.
Se apresenta como o único candidato lulista em Santa Catarina e procura colar o máximo possível a imagem e os posicionamentos do postulante a presidente pelo partido.
É algo na linha de uma volta para o passado, mas olhando para o futuro. Se Lula da Silva fizer expressiva votação em Santa Catarina, Décio tem boas perspectivas de brigar pelo segundo turno.

BOAS SURPRESAS

Odair Tramontin, do Novo, e Jorge Boeira, do PDT, estão se apresentando agora ao eleitorado catarinense. Boeira já foi deputado federal, mas sua base de votos foi no Sul. Localizada, portanto. Não tem o nome estadualizado. Tramontin, promotor de Justiça licenciado, estreou nas urnas em 2020. Fez boa votação na corrida pela prefeitura de Blumenau. Mas também é neófito em disputas estaduais. Embora ainda desconhecidos do grande público, os dois estavam bem preparados, assertivos e com conteúdo para o debate. Se saíram muito bem logo na estreia.