Blog do Prisco
Destaques

Debate sobre a gestão do centro de eventos de Balneário Camboriú entre autoridades e trade

Perspectivas e busca de soluções para  uma gestão provisória municipal  do Centro de Eventos de Balneário Camboriú até que se conclua efetivamente o processo de licitação da concessão privada do equipamento pelo  governo do Estado, foi o tema principal de uma reunião-debate que aconteceu nesta quinta-feira ( 19) ,  na sede do Sindilojas do município, reunindo o presidente da  Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa , deputado Ivan Naatz (PL) e lideranças do trade turístico e econômico da cidade, além de vereadores, secretários municipais e  representantes de outras diversas entidades de classe. 

O objetivo foi o de reunir ideias e sugestões no sentido de contribuir para destravar a burocracia e agilizar o processo de licitação do governo do Estado , atualmente suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por suspeita de irregularidades no único consórcio de empresas que se inscreveu, bem como buscar formas de tornar atrativo o equipamento para empresas nacionais e internacionais do setor de eventos, caso seja necessário uma nova licitação.

Ao final do encontro , que teve a participação ainda do prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio de Oliveira ( Podemos)  e do secretário de Turismo do município Geninho Góes , ficou definida a formação de um grupo de trabalho integrado por representantes da prefeitura , do trade turístico local e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa , que vai atuar na defesa, junto à Santur,  de um proposta de gestão municipal provisória do Centro de Eventos, até que seja definida a questão do processo licitatório à iniciativa privada .

A mobilização do grupo, que já marcou nova reunião para o dia 13 de setembro , incluindo um ato simbólico de abraço ao Centro de Eventos como forma de chamar a atenção do governo estadual para agilizar o processo , vai priorizar também a busca de  recursos alternativos para manutenção do equipamento e a elaboração de um calendário referencial de eventos anuais que possa contribuir como subsídio para eventual nova licitação mais adequada à realidade local e regional.

UNIÃO POR ALTERNATIVAS – O presidente da Comissão de Turismo da Alesc, deputado Ivan Naatz , que no primeiro semestre do ano havia antecipado  o debate com  reuniões no colegiado  envolvendo  autoridades do governo sobre  as suspeitas de irregularidades, analisou que o momento agora é de união do trade turístico com o  governo municipal no sentido  de buscar alternativas até que a situação legal do processo de concessão se resolva entre o governo- Santur  e o Tribunal de Contas. “A grande preocupação é o fato de termos um grande centro de eventos, o maior  do Sul do país, com mais de R$ 140 milhões de investimentos públicos  e paralisado , enquanto a retomada do setor já está acontecendo e  quem perde em movimentação econômica é o trade turístico da cidade e região”, afirmou Naatz .

A obra do Centro de Eventos de Balneário Camboriú foi entregue “simbolicamente” em dezembro de 2028 com 97% a edificação concluída e com investimentos de recursos públicos federais , do estado e do município que chegaram a mais de R$ 142 milhões, incluindo aditivos contratuais . Em 2020, foi realizado a primeira tentativa de licitação da concessão à iniciativa privada, sem sucesso por falta de interessados. Na segunda licitação, entre os meses de maio e junho últimos, apenas um consórcio de empresas regionais participou, mas o processo acabou suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado -TCE-por suspeitas de irregularidades na comprovação da capacidade técnica e de experiência de uma das empresas integrantes.

Foto>Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, deputado Ivan Naatz coordenou reunião e debates com o trade turístico de Balneário Camboriú. ( Divulgação).