Blog do Prisco
Destaques

Décio cita Porto de Santos como possível solução para o Porto de Itajaí

A proposta tem aval do presidente Lula e garantirá a manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal e utilização da mão de obra local 

O presidente do Sebrae, Décio Lima, a pedido do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta segunda-feira (26/6) com a comunidade portuária e as autoridades locais para assumir o compromisso do governo federal com a volta imediata da movimentação de contêineres, por meio de uma parceria com o Porto de Santos. A reunião aconteceu na sede do Porto de Itajaí, em Itajaí.

O “plano de salvação” para o Porto de Itajaí foi discutido e aprovado, no domingo (25), por todas as categorias de trabalhadores portuários da cidade. E hoje (26) a decisão foi apresentada a imprensa. O Porto de Itajaí agoniza a meses, por descaso do governo federal anterior.

De acordo com Décio Lima, a parceria com o Porto de Santos foi a alternativa mais ágil encontrada para retomada das operações em Itajaí. A medida deve ser efetivada em cerca de um mês e, para gerenciar as atividades, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assumirá a Superintendência do Porto.

“Nós queremos evitar que o Porto de Itajaí pare. Isto que é importante, neste momento, para garantir renda, movimentação econômica e que a mão de obra portuária não fique desassistida, sem salários, como estamos vendo nestes meses. É lamentável e muito triste para o povo de Itajaí e de Santa Catarina”, afirmou Décio.

Décio Lima explicou que a proposta para o Porto de Itajaí será apresentada ao ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, nesta terça-feira, em audiência em Brasília.

“O Porto de Itajaí continuará com a Autoridade Portuária Municipal, esse conceito não será alterado. Para resolver rapidamente o problema de não termos navios, parte da operação do Porto de Santos viria operar no Porto de Itajaí. Se amanhã o ministro dos Portos definir essa formulação, no máximo em 30 dias teríamos navios aqui operando, movimentando cargas e os trabalhadores portuários teriam renda. Em ato contínuo, vamos discutir o edital definitivo por 30 anos ou a ampliação do contrato transitório para 24 meses”, explicou Décio Lima.

A parceria com o Porto de Santos possibilitará a vinda de parte das operações portuárias para Itajaí, com o fornecimento dos equipamentos necessários e a utilização da mão de obra local. Ele ainda enfatizou a importância de tornar a Superintendência do Porto de Itajaí uma empresa pública para gerenciar a concessão definitiva do terminal à iniciativa privada.