Blog do Prisco
Notícias Últimas

DÉCIO COMEMORA CAMPUS DA UFSC EM BLUMENAU

A interiorização do ensino superior público e de qualidade deu um passo importante  com a inauguração do novo campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau

A cerimônia contou com a presença da reitora da UFSC Roselane Neckel e da vice-reitora Lúcia Helena Pacheco, dos deputados Décio Lima (federal) e Ana Paula Lima (estadual – foto interna), lideranças políticas e comunitárias, alunos, servidores e professores da universidade em Blumenau.

O deputado Décio Lima, um dos principais interlocutores junto ao Governo Federal para a instalação da UFSC em Blumenau, destacou a importância da oferta do ensino superior público na região: “Esse momento que vivemos aqui é significativo, porque tivemos de superar desafios e adversidades, para que o Vale do Itajaí pudesse ter um campus de umas das melhores universidades do país”.

décio lima ufsc blumenau2

A UFSC figura em 24º lugar no ranking das 300 melhores universidades da América Latina, na 10ª colocação entre as melhores universidades do Brasil e na sexta posição entre as federais, enalteceu Décio Lima durante o cerimonial de inauguração. O deputado também destacou a atuação da reitora Roselane Neckel, por abraçar o projeto de interiorização da universidade, com campus, além de Florianópolis, em Blumenau, Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Desde que iniciou as atividades em Blumenau, em março de 2014, a UFSC ocupava seis salas de aula no campus do Instituto Federal Catarinense (IFSC), no Badenfurt, numa parceria para garantir o acesso ao ensino superior público e de qualidade. Agora, no novo endereço, no Bairro Velha (Rua João Pessoa, 2.750), terá um espaço amplo para dar mais comodidade aos cerca de 700 alunos, aos 70 professores – todos doutores – e 30 servidores.

O prédio que abriga as atividades acadêmicas da UFSC em Blumenau tem 5 mil metros quadrados de área construída, capacidade para 2.500 alunos e conta com 30 laboratórios, 18 salas de aula, biblioteca, auditório e salas de apoio. Atualmente, o campus da UFSC em Blumenau oferece cinco cursos de graduação: Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, e Licenciatura em Matemática e Química.

Na foto interna, da E para a D: Lucia Helena Pacheco, Décio Lima, Ana Paula Lima e Roselane Neckel.

Fotos: divulgação