Blog do Prisco
Manchete

Décio defende fortalecimento da Udesc

Candidato também rejeitou privatização de universidade

O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, defendeu o fortalecimento da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) pública e criticou o atual governo de Jair Bolsonaro pelos repetidos cortes no orçamento das universidades e institutos federais.

Em plenária nesta quinta-feira (13) com alunos, sindicato dos técnicos e professores, Décio comprometeu-se a realizar uma reestruturação das carreiras da Udesc, a valorização dos salários da universidade, bem como rejeitar a privatização da universidade.

“Se eu me tornar governador, não tenham dúvida que estarei aqui com essa sala cheia. Sou o candidato improvável – fui no primeiro turno e agora também no segundo turno. Mas o improvável pode acontecer se colocarmos essa energia fantástica na defesa da Udesc e para escrevermos a história de Santa Catarina neste momento”, afirmou o candidato.

Ao comentar sobre a gestão da educação pela gestão Bolsonaro, Décio afirmou que o país passa pela “iminência das universidades e nossos institutos acabarem”. “Precisamos interromper, com Lula na Presidência e eu aqui em Santa Catarina, o fascismo e o autoritarismo”, salientou.

O governo de Jair Bolsonaro bloqueou, nos últimos dias, R$ 2,4 bilhões do orçamento federal em educação, afetando universidades federais e institutos, inclusive em Santa Catarina. Neste ano, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já sofreram corte de quase R$ 14 milhões.

“Eu tenho um outro modelo de governança. Não sou o governador que vem aqui para mandar ou ter discricionariedade. Não existe universidade se ela não tiver autonomia. Vamos construir juntos a defesa da Udesc”, afirmou.

foto>Denner Ovído, divulgação