Blog do Prisco
Coluna do dia

Décio e Ana Paula

O futuro do casal de deputados, historicamente militantes petistas, pode ser o PDT. Décio, ex-prefeito de Blumenau por dois mandatos e hoje deputado federal, articula para concretizar a fusão entre o PT, PDT e o PCdoB. Mas não está fácil. Depois que as urnas escancaram o brutal desgaste petista, pedetistas e comunistas resistem a acolher diretamente a sigla mediante a tal fusão.

Se ela não acontecer, os dois parlamentares devem mesmo se inscrever no PDT, fortalecendo sobremaneira o partido em Santa Catarina.

Além de ganhar um primeiro representante na Câmara Federal, o PDT ficaria com duas cadeiras na Assembleia. Ciro Gomes deve ser o candidato dos pedetistas a presidente. Neste contexto, Décio Lima pode pensar numa vaga à majoritária em 2018.

 

Premiação

Santa Catarina se destacou no Prêmio Brasil Mais Inclusão, concedido pela Câmara dos Deputados às personalidades, empresas ou entidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência.

 

Indicação                                                                                         

Indicada à premiação pelo deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), a atleta paralímpica Aline Rocha, medalhista na modalidade de atletismo, foi selecionada na categoria personalidades. Entre as entidades, o destaque ficou por conta da Associação Serrana dos Deficientes Físicos, de Lages, também uma das agraciadas com a premiação.

 

Reforma

O deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) destacou a aprovação em primeiro  turno pelo Senado, dia 11 último, da  Proposta de Emenda à Constituição nº 36, de autoria dos senadores Aécio Neves (PSDB/MG) e Ricardo Ferraço (PSDB/ES).

 

Coligações

“Esta PEC é importante porque traz duas questões fundamentais: o fim das coligações proporcionais e a cláusula de barreira”, analisou Pavan, acrescentando que é urgente a necessidade de um sistema político mais próximo dos anseios da população, diante do protesto representado pelo número recorde de votos nulos, brancos e abstenções, registrado  nas eleições municipais deste ano.  “Essa reforma precisa ser ampliada, mas já é um primeiro passo diante do progressivo adiamento nos últimos anos”, concluiu o parlamentar.

 

Cinquentenário

Nesta semana, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) completa 50 anos de sua criação. A data será marcada pela realização do Fórum “O Futuro do Turismo Internacional – Perspectivas Brasil” e por sessão solene na Câmara dos Deputados nos dias 16 e 17 de novembro, respectivamente. Os eventos iniciam um calendário de ações previstas para o próximo ano, que buscam lançar um novo olhar sobre o papel do turismo e da Embratur para o País, alcançando os diferentes públicos de interesse do Instituto.

 

Natal

Está aberta a programação do Magia de Natal, em Blumenau. Neste período, a Vila Germânica  transforma-se em Vila de Natal e é  palco para 48 noites de atrações gratuitas para blumenauenses e turistas. O Natal de Blumenau tem sido destaque na mídia especializada em turismo, já sendo considerado um dos mais relevantes do Brasil. Aliás, a programação em Blumenau não para. Na sequência da Magia de Natal, rola o Réveillon e a Sommerfest,  a Oktoberfest de verão! O prefeito Napoleão Bernardes também não descansa.