Blog do Prisco
Notícias

Décio Lima defende projeto de renovação para Santa Catarina

Candidato participou de sabatina da Rádio Super Condá, em Chapecó

O candidato ao governo do estado pela Coligação Renova Santa Catarina, Décio Lima, participou na manhã desta quinta-feira, 6, em Chapecó, de sabatina da rádio Super Condá em parceria com a Unochapecó.

Na oportunidade, apresentou suas propostas para geração de emprego e renda, agricultura familiar, educação, gestão pública, desenvolvimento regional, saúde e segurança pública.

“Imagino um estado forte na educação, na saúde, na segurança pública e num estado indutor do desenvolvimento econômico, parceiro da cadeias produtivas, dos micro e pequenos empreendedores e da agricultura familiar”,  afirmou Décio Lima no início da sabatina.

Décio Lima lamentou a ausência histórica do estado com relação ao ensino superior. “Não é possível que nós não tenhamos o sistema Acafe no processo educativo de Santa Catarina como prioridade, junto com a Udesc, que ficou colocada sempre num plano secundário como política do estado”, apontou o candidato.

Como proposta, anunciou uma política de proteção e investimentos do sistema Acafe. “Sou contra tratar a educação e o futuro das pessoas como mercado. A saída para isso é renovar a política e a história de Santa Catarina para ter um estado que toque a vida das pessoas”, disse.

Também voltou a afirmar que irá dobrar nos próximos quatro anos o salário dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina, criar um novo plano de carreira, dotar as escolas com banda larga de internet e equipamentos tecnológicos.

Para dar transparência e combater a corrupção na gestão pública, o candidato da Coligação Renova Santa Catarina, anunciou a criação de um aplicativo com todas as informações do estado, “num processo de total transparência, para que a população catarinense acompanhe permanentemente o dinheiro que entra, que sai, as licitações, todos os procedimentos”.

Décio Lima voltou a defender a extinção de todas as agências de desenvolvimento regional, como primeiro ato de governo, “e construir uma nova convenção com o povo catarinense”. “Vamos fazer um modelo de descentralização com a presença do governador e trazendo efetivamente o poder, que é o orçamento, fundamentado nas 21 associações dos municípios de Santa Catarina”.

Para a saúde, falou da criação do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (SUSC), envolvendo os hospitais filantrópicos, a estrutura do estado e os prefeitos, do ponto de vista regional. E defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

E anunciou, ainda, a criação do Sistema Único de Segurança Pública, reunindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário e Polícia Civil, além de políticas para proteger os jovens.

A sabatina, realizada na sede da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UnoChapecó, teve a participação do candidato a vice-governador, Kiko de Oliveira, e os candidatos a deputado federal, Pedro Uczai, Cláudio Vignatti, Dirceu Dresch, a candidata à deputada estadual, Luciane Carminatti, a vereadora Marcilei Vignatti e  lideranças regionais.

Fotos: Denner Ovídio