Blog do Prisco
Manchete

Decisão que dificulta trabalho das Guardas Municipais leva prefeito a pedir audiência no STJ

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, recebeu com preocupação a notícia da decisão da Sétima Turma do STJ em relação às guardas municipais e vai buscar saída jurídica para a questão em Brasília.

“Não podemos deixar crescer a criminalidade, que avança muito mais rápido do que a Constituição de 88. Temos o maior efetivo da GM de Santa Catarina e não irei permitir que nossa cidade sofra os efeitos desse posicionamento. Com a falta de investimento dos estados, os municípios tiveram que assumir junto a PM e a Polícia Civil o enfrentamento contra os criminosos. Solicitei agenda ao Presidente do STJ e irei a Brasília para achar uma saída jurídica para isso”, pontuou o prefeito.

Só no mês de julho deste ano, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú contabilizou 2.925 ocorrências. Foram encaminhados 68 suspeitos a delegacia, recuperados quatro veículos, cumpridos 12 mandados de prisão em aberto e 120 operações foram executadas, durante esse mês.

Esse tipo de “decisão” do STJ leva parte da sociedade a questionar se estruturas judiciárias estão a favor da ordem e do bem ou se atuam para beneficiar o crime organizado e dificultura, ao máximo, o trabalho das forças de segurança!

Números de 2021 da GM:
36.931 ocorrências atendidas;
996 operações feitas;
209 mandados de prisão cumpridos
963 conduções à delegacia
60 veículos recuperados

Números de 2022 da GM (de Jan até Ago):
22.058 ocorrências atendidas;
882 operações realizadas;
113 mandados de prisão em aberto cumpridos;
583 conduções à delegacia;
48 veículos recuperados.

Ao longo deste ano, a GM já realizou diversas operações, treinamentos e ações pontuais para combater a criminalidade em todos os bairros da cidade.

A Guarda Municipal possui atualmente 173 profissionais de segurança e conta com o Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Grupo de Respostas Rápidas (GRR) e o Grupo de Operações Preventivas (GOP). A GM trabalha 24 horas atendendo ocorrências pelo telefone 153.

Posts relacionados

Advogados defendem recuperação judicial para SPEs na incorporação imobiliária

Redação

Balneário Camboriú pode receber debate sobre Cassinos no Brasil

Redação

Juliana lança nova marca e apresentará balanço dos 100 dias

Redação