Blog do Prisco
Destaques

Decreto impede realização de eventos de conteúdo sexual ou erótico em espaços públicos de Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú publicou nesta quinta-feira (29) o Decreto nº 12.348/2025, que proíbe a utilização de espaços públicos municipais — em especial o Teatro Municipal Bruno Nitz — para a realização de eventos, apresentações e atividades com conteúdo sexual, erótico ou similar, ainda que destinados exclusivamente ao público maior de 18 anos.

A medida está fundamentada na Lei Orgânica do Município e leva em consideração dispositivos da Lei Municipal nº 3.808/2015, que trata da permissão de uso do teatro e estabelece suas finalidades e limitações. O objetivo, conforme o decreto, é garantir que os espaços públicos — não apenas o Teatro Municipal — sejam ambientes voltados à promoção da cultura, educação, entretenimento e convívio social, alinhados aos valores éticos e culturais da coletividade.

“É meu dever zelar pelo uso adequado dos espaços que pertencem à comunidade. Ao assinar este decreto, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o respeito às famílias, à diversidade de públicos que frequentam esses locais e à função educativa e cultural que esses espaços devem cumprir”, destacou a prefeita Juliana Pavan.

A prefeita ressalta ainda que a medida visa assegurar que os espaços públicos permaneçam apropriados para todas as idades, promovendo cultura, arte e entretenimento acessíveis a todos. “Não se trata de censura ou de restringir a liberdade de expressão artística. Ao contrário: valorizamos a cultura e as manifestações artísticas em sua pluralidade. No entanto, é dever do poder público estabelecer critérios que garantam que os espaços públicos cumpram seu papel social, educativo e cultural com responsabilidade”, afirmou.

A prefeita determinou ainda a revisão de todos os contratos firmados no último ano e que estão previstos para serem realizados no Teatro Municipal Bruno Nitz ou nos demais espaços públicos do município.

Posts relacionados

Pri Fernandes garante aprovação de projeto que proíbe venda de animais em Florianópolis

Redação

CyberGAECO deflagra Operação Expurgo III para o combate da produção e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil

Redação

Minoria denuncia decreto de Lula que favorece aborto e insere ideologia de gênero

Redação