Blog do Prisco
Notícias

Defensora Pública-Geral tem o desafio de fortalecer a Instituição

Com 65% dos votos válidos, a doutora Ana Carolina Dihl Cavalin, foi nomeada  na tarde dessa segunda, dia 25, pelo governador Eduardo Pinho Moreira, na função de Defensora Pública-Geral do Estado de Santa Catarina para a gestão até 2020 na Instituição. A doutora Ana foi a mais votada na eleição que aconteceu em junho.
Ana, que já está exercendo a função desde a renuncia do então Defensor Público-Geral, doutor Ralf Zimmer Junior em 8 de março deste ano, já tem metas definidas  e o desafio de fortalecer a Instituição no Estado.
Com 117 defensores públicos, atuando em 24 cidades, a nova Defensora Pública-Geral quer fazer mais com menos. “ Vamos melhorar a gestão e trabalhar junto ao Governo e Legislativo para a Defensoria ganhar musculatura atingindo a meta de 358 defensores públicos até 2022 visando fornecer acesso a justiça gratuita a população carente catarinense estimada em 3 milhões”, disse.
Eduardo Moreira e Ana Cavalin – foto>divulgação
Servidora de carreira da Defensoria Pública,  ela ocupou o cargo de subdefensora pública-geral entre setembro de 2016 e março de 2018. “ Vamos lutar para a implantação completa da Defensoria no sentido de gastar menos com ela do que com dativos”, disse.
Em tramitação
Para isso, está em tramitação na Assembleia Legislativa o PLC/030.2/2017,visando aumentar o número de cargos de Defensor Público,para análise desde 19 de setembro de 2017.
A  proposta da Instituição, via emenda aditiva,  é de criar 238 cargos de Defensor Público.
Pois, com um total de 358 defensores públicos, a Defensoria Pública de Santa Catarina acredita que vai oferecer assistência jurídica gratuita para toda a população carente dos 295 munícipios catarinenses até 2022.