Blog do Prisco
Notícias Últimas

Defensoria Pública de Santa Catarina atua em conjunto com Defensoria Pública da União

O Sub Defensor Geral da Defensoria Pública de Santa Catarina, João Joffily Coutinho,visitou a Defensoria Pública da União onde reuniu-se com os defensores públicos da DPU Victor Hugo Brasil e André Dias Pereira.
Na pauta, a atuação em conjunto entre as instituições federal e estadual, em especial para o atendimento a populações vulneráveis. Como também a realização de projetos de assistência jurídica fora das sedes e a solução extrajudicial de demandas que chegam às instituições.
Coutinho relatou que a Defensoria Pública do Estado (DPE-SC) iniciou tratativas com a Procuradoria Geral do Estado para a criação de um espaço com o objetivo facilitar a solução administrativa de demandas relacionadas à saúde. Estuda-se o modelo utilizado no Rio de Janeiro, em que a Câmara de Resolução de Litígios de Saúde reúne DPU, DPE-RJ, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Procuradorias Gerais do Estado e do Município e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A proximidade física entre os representantes das instituições permite a troca rápida de informações sobre tratamentos adequados e remédios disponíveis, com o objetivo de buscar soluções consensuais e evitar o ajuizamento de ações. Os defensores André Pereira e Victor Hugo Brasil manifestaram o interesse da DPU em participar da construção de uma proposta voltada a Santa Catarina.
Ações de atenção à população em situação de rua também foram abordadas no encontro.  Os defensores falaram sobre o aprimoramento quinzenal realizado no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua ( Centro Pop) de Florianópolis.
Os defensores discutiram ainda a parceria em outros eventos de atendimento à população da Grande Florianópolis, a experiência da DPU com a criação da função de defensor regional de direitos humanos, responsável pela atuação coletiva no Estado, e a utilização do sistema de gestão de procedimentos internos de assistência jurídica – SISDPU – e de processos judiciais –