Blog do Prisco
Destaques

Defesa Civil: o reconhecimento e o agradecimento

O reconhecimento popular ao bom trabalho da Defesa Civil de Santa Catarina ante o dilúvio de outubro de 2023, que ensaia novos insights em novembro, ensejou o texto e o vídeo reproduzidos abaixo. Coronel Armando, que preside a Secretaria no Estado, listou todas as parcerias e resumiu muito bem como atua a Defesa Civil catarinense. É nos momentos difíceis que nomes fortes aparecem e que instituições compostas por pessoas majoritariamente sérias e competentes se fortalecem.

 

“Obrigado a todos por entenderem o papel da Defesa Civil.

Nosso trabalho antes do desastre é a gestão do risco fazendo ações  de Prevenção, Mitigação e Preparação. No caso foram os alertas a população a ligação com as Defesas Civis municipais e a antecipação  de deslocamento das Forças Tarefas dos Bombeiros e o acionamento das Forças  Armada.

Na Fase do desastre atuamos com as Respostas efetuadas pelos Bombeiros, Polícia militar, civil, técnica Forças Armadas, apoio das Defesas Civis dos municípios e federal,

buscando realizar o resgate e o atendimento de ocorrências. Temos as ações de ajuda humanitária que a Defesa Civil envia aos municípios em situação de emergência ou calamidade pública,  itens como cestas básicas e agua, kit de limpeza, kit de limpeza, kit de acomodação (colchão e roupa de cama) telhas e lonas em caso de impacto de granizo.

Na fase do desastre temos também as ações de restabelecimento

dos serviços emergenciais em que temos o apoio da CELESC e CASAN.

E finalmente a reconstrução que é realizada em tempo mais longo com verbas federais.

Contamos para executar nossa missão com apoio de órgãos públicos estaduais como Bombeiros Militares, Policia Militar, Civil Técnica, Secretarias da Assistência social, Saúde, de Infraestrutura, Segurança  Pública, as prefeituras  municipais e suas estruturas, em especial da Defesa Civil. Apoio Do governo Federal pela presença das Forças Armadas e dos Ministérios, em especial do Ministério da Integração  e Desenvolvimento Regional onde se situa a Secretaria da Proteção e Defesa Civil Nacional.

Temos ainda apoio de voluntários e da imprensa.

Agradeço  em nome da Defesa Civil estadual e do Governador  Jorginho Mello  ao reconhecimento do trabalho da Secretaria da  Proteção e Defesa Civil e do Governo  do estado por seus diversos órgãos e Secretarias que atuam diretamente na Proteção  de vidas dos catarinenses e na redução de perdas financeiras.

Defesa Civil somos todos nós

Juntos somos mais fortes

50 anos na Proteção dos catarinenses

HURRA

Cel Armando Secretário  da Proteção  e Defesa Civil de Santa Catarina”