Blog do Prisco
Manchete

Definidos desembargadores que julgarão segundo pedido de impeachment

Na tarde desta segunda-feira (26), os cinco desembargadores que vão compor o Tribunal Especial de Julgamento, referente ao segundo processo de impeachment contra Carlos Moisés da Silva (PSL), foram sorteados em sessão extraordinária que ocorreu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

O presidente do TJSC, Ricardo Roesler, não participou do sorteio, bem como alguns desembargadores que estavam de férias, com isso 81 desembargadores participaram.

Confira os nomes dos cinco sorteados:

  • Desembargador Luiz Zanelato – TJSC
  • Desembargadora Sônia Maria Schmitz – TJSC
  • Desembargadora Rosane Portella Wolff – TJSC
  • Desembargador Luiz Antônio Fornerolli – TJSC
  • Desembargador Roberto Lucas Pacheco – TJSC

O sorteio dos deputados que irão compor o Tribunal Especial junto aos desembargadores deve ocorrer nesta terça-feira.

DESCONFORTO DO JUDICIÁRIO

Foi necessário o sorteio de 10 desembargadores para definir os cinco nomes que vão compor o novo Tribunal Especial. Cinco se declararam impedidos. Clara demonstração de que o Judiciário não está confortável com a situação a que foi levado pela Assembleia Legislativa. O quadro é sui generis e inédita no Brasil, com a formação de dois processos de impeachment seguidos. Os magistrados estão incomodados. Eles perceberam, assim como setores consideráveis da sociedade, que os deputados miram apenas a tomada do poder. 

Dos 90 desembargadores, 81 participaram do sorteio. Os desembargadores Cid Goulart, Altamiro de Oliveira, Carlos Adilson Silva, Sebastião Evangelista e José Mauricio Lisboa também foram sorteados, mas declararam suspeição e preferiram não participar do tribunal de julgamento.

foto> Géssica Valentini