Blog do Prisco
Manchete

Definidos os deputados e desembargadores da nova fase do impeachment

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) definiu nesta quarta-feira (23/9), por sorteio, os cinco desembargadores que integrarão o tribunal especial de julgamento para deliberar sobre o pedido de processo de impeachment movido contra o governador Carlos Moisés da Silva e a vice Daniela Reinehr.

Foram sorteados a desembargadora Cláudia Lambert de Faria e os desembargadores Rubens Schulz, Sérgio Antônio Rizelo, Carlos Alberto Civinski e Luiz Felipe Siegert Schuch. Os magistrados foram selecionados entre 80 nomes possíveis – nove desembargadores não foram incluídos no sorteio em decorrência de afastamentos legais, como férias ou licença para tratamento de saúde. O desembargador Sidney Eloy Dalabrida teve seu nome selecionado, mas declarou suspeição de natureza íntima e um novo sorteio foi realizado.

A sessão extraordinária foi comandada pelo presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler.

Na sessão ordinária da tarde na Assembleia Legislativa, os deputados escolheram, no voto, os cinco representantes do Parlamento na Comissão Mista Julgadora. Os mais votados foram Luiz Fernando Vampiro, MDB, Maurício Eskudlark, PL, Kennedy Nunes, PSD, Sargento Lima, PSL e Láercio Schuster, PSB. Todos são oposição ao governo, aliás, a oposição é a maioria esmagadora no atual cenário político, considerando-se a Alesc.

Em tese, o governo já saiu perdendo de cinco a zero. Resta acompanhar a posição dos desembargadores que, naturalmente, vão avaliar o assunto sob o viés técnico-jurídico.

foto>Paulo Moreno, TJSC