Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Delegação de SC encerra visita a Cingapura

O foco em planejamento e na manutenção da relevância do país para o mundo atraiu a atenção da comitiva do Movimento Santa Catarina pela Educação que realizou missão a Cingapura nesta semana. “O governo busca o relevante; o que é importante o governo estimula, apoia, investe. E há um consenso de que o relevante é aquilo que pode diferenciar Cingapura dos demais países”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, que participa da delegação, junto com o presidente e o vice da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Bruno Breithaupt e Célio Spagnoli, e executivos das duas federações.

Conforme o relato de Glauco José Côrte, “nada se improvisa; tudo é resultado do planejamento. Planeja-se para os próximos 50 anos e, importante, o planejamento é rigorosamente integrado. Em todas as reuniões de que participamos não ouvimos uma só palavra divergente em relação ao que
se pensa para o País. Todos se movem na mesma direção”.

Fiesc Fecomércio Cingapura

A missão catarinense concluiu nesta sexta-feira (5) uma série de encontros com entidades ligadas à educação de Cingapura, que conquistou a primeira colocação no ranking 2015 (mais recente) do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês), nas três categorias avaliadas – matemática, ciências e leitura. Durante a semana, os representantes da FIESC e da Fecomércio-SC iniciaram tratativas para uma cooperação com o Instituto Nacional de Educação (NIE, na sigla em inglês) de Cingapura, entidade responsável pela formação de professores, estratégia considerada fundamental para colocar o país no topo da educação mundial. Na mesma linha, a comitiva de Santa Catarina recebeu do embaixador do Brasil em Cingapura, Flávio Damico, o apoio à causa educacional. Ele se disse motivado em articular o apoio de entidades de Cingapura à formação de professores catarinenses de matemática e ciências.

A representação do Movimento Santa Catarina pela Educação visitou também o Institute of Technical Education (ITE), Farrer Park Primary School (educação fundamental), NUS High School (instituição especializada no ensino de matemática e ciência), Ngee Ann Polytechnic (educação profissional e consultorias), Money Tree (educação financeira), Star Publising (modelo para o ensino de ciências), SkillsFuture Singapore (educação continuada de trabalhadores), mais o Porto de Cingapura.

Além de Côrte, Breithaupt e Spagnoli, a comitiva foi integrada também pelo assessor do Movimento Santa Catarina pela Educação, Antônio José Carradore; pelo diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos Neves, além dos executivos do Serviço Social do Comércio (SESC/SC), incluindo o diretor regional, Roberto Anastacio Martins; o diretor de programação social, Eduardo Makowiecki Júnior, e o gerente de Educação, Valdemir Klamt.

Posts relacionados

Preço do gás preocupa indústria de SC

Redação

Em noite de novela, Fernando Marcondes recebe homenagem do governo de SC por sua contribuição ao turismo catarinense

Redação

Deputada Daniela Reinehr destina R$ 4,6 milhões à saúde de 12 municípios catarinenses

Redação