Blog do Prisco
Manchete

Delegada Vivian Selig lidera chapa de consenso para Presidência da ADEPOL-SC

Eleição ocorrerá no dia 26/03 e poderá ter pela segunda vez na história da entidade uma Delegada Mulher no comando

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (ADEPOL-SC) se prepara para eleger sua nova Diretoria. A eleição ocorrerá no dia 26/03, com chapa única tendo à frente a Delegada Vivian Selig, atual Secretária-Geral da entidade e Delegada Regional de Tubarão, como candidata a Presidente pelo biênio 2021/2023. O pleito marca também a união de esforços dos delegados e delegadas na construção de uma chapa de consenso em um momento bastante desafiador, marcado pela pandemia e por demandas da classe, como a Reforma da Previdência Estadual. A posse da futura Diretoria acontecerá no dia 30/04.

Delegada Vivian Selig – fotos>divulgação

Justamente por conta da pandemia, a eleição deste ano será pela internet, estando aptos a votar os cerca de 700 delegados associados (da ativa e aposentados). Formada em Direito, com especialização em Ciências Criminais e Gestão Pública e pós-graduanda em Direito das Mulheres, a Delegada Vivian Selig está há 15 anos na Polícia Civil catarinense. Teve passagem por Joinville e há 11 anos está sediada no Sul do Estado, onde há quatro anos responde pelo comando da 5ª Delegacia Regional de Tubarão – cargo para o qual ela deverá se desincompatibilizar para assumir a ADEPOL.

Vivian será a segunda mulher a assumir a presidência da Associação. Antes dela, a Delegada Sonêa Maria Ventura Neves comandou a ADEPOL na gestão 2007/2009. Para a candidata, a disposição de construir uma chapa de união, batizada “Coalizão”, foi crucial também para a composição da futura Diretoria. “A mensagem é muito importante: união. Temos uma chapa de consenso da categoria, com a participação de nomes da atual gestão e de novos delegados. O entendimento que se construiu também em torno de um nome que seja mulher é muito simbólico”, destaca Vivian.

A chapa conta com 25 nomes (veja abaixo) para os cargos de Presidente, Vice-Presidentes, Secretário-Geral, Secretário, Tesoureiros e Conselhos Fiscal e de Ética. Da atual gestão estão, junto com Vivian, os Delegados Gustavo Kremer (para 1ª Vice-Presidência), Mauro Dutra (2ª Vice-Presidência) e Nilton de Andrade (Tesoureiro-Geral). Já o atual Presidente, o Delegado Rodrigo Falck Bortolini, deixará o comando da entidade, mas seguirá na função de Vice-Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ). “Mesmo não fazendo mais parte da Diretoria da ADEPOL, certamente continuarei na luta da categoria e unindo forças a partir da ADPJ, que é uma entidade nacional”, explica Bortolini, que assumiu a ADEPOL-SC em 2019 e foi um dos articuladores da chapa de consenso.

O atual e a futura presidente reforçam que a união da categoria foi fundamental para a construção de uma chapa de consenso. “Estamos diante de novos desafios, seja no enfrentamento a esse momento crítico, pandêmico, seja também nas demandas importantes da categoria, principalmente a Reforma da Previdência, que já vem sendo trabalhada pela atual gestão. E por isso precisamos de união para esse enfrentamento”, finaliza a Delegada Vivian.

 

CONHEÇA A CHAPA “COALIZÃO”

Presidente: Vivian Garcia Selig

1º Vice-Presidente: Gustavo Kremer

2º Vice-Presidente: Mauro Dutra

Secretário Geral: Raphael J.Giordani

1º Secretário: Vagner Tiago Ramos Papini

2º Secretário: Eduardo Franco Defaveri

Tesoureiro Geral: Nilton de  Andrade

1º Tesoureiro: Ricardo Marcelo Casarolli

2º Tesoureiro: Diego Parma

Conselheiro Fiscal – 1º Titular: Maurício Pretto

Conselheiro Fiscal – 2º Titular: Ricardo Newton Casagrande

Conselheiro Fiscal – 3º Titular: Elder Arruda Chaves

Conselheiro Fiscal – 1º Suplemente: Tiago Gonçalves Escudero

Conselheiro Fiscal – 2º Suplemente: Gil R. Ribas

Conselheiro Fiscal – 3º Suplemente: Adriano Krul Bini

Conselheiro de Ética – 1º Titular: Luciana Rodermel

Conselheiro de Ética – 2º Titular: Artur de Oliveira Lopes

Conselheiro de Ética – 3º Titular: Leonardo Marcondes Machado

Conselheiro de Ética – 4º Titular: Fernando H. Guzzi

Conselheiro de Ética – 5º Titular: Uilian Soares da Silva

Conselheiro de Ética – 1º Suplente: Carolini de Campos Vicente de Bona Portão

Conselheiro de Ética – 2º Suplente: Fabiano Locatelli

Conselheiro de Ética – 3º Suplente: Tânia Cristina Diarte Harada

Conselheiro de Ética – 4º Suplente: Paulo Roberto Dias Neves

Conselheiro de Ética – 5º Suplente: Cláudia Regina B. da Silva