Blog do Prisco
Coluna do dia

DEM ganha musculatura

DEM ganha musculatura

Depois do suplente de deputado estadual, delegado Ulisses Gabriel, o DEM-SC ganhou mais dois filiados que lhe dão nova musculatura. Os prefeitos de Chapecó, uma das cidades mais importantes do Sul do país, Luciano Buligon; e de Bombinhas, Paulo Muller.

Os ato de filiação foi em Brasília, ontem, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente nacional do partido e prefeito de Salvador, ACM Neto.

Dirigente estadual do partido, João Paulo Kleinübing, também abonou as fichas. Até segunda ordem, ele permanece na proa do partido, mas é evidente que Buligon, pelo peso político que ganhou, vai ter grande influência para fortalecer o DEM no estado já com vistas às eleições de 2020.

Dia 27 de Julho o Democratas realiza sua convenção Estadual, e no segundo semestre realizará um congresso com seus filiados para discutir os rumos em Santa Catarina.

Ligação

Paulo Muller, prefeito de Bombinhas, é ligado à deputada Paulinha, ex-prefeita do município e hoje filiada PDT.

Afastamento

O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou uma operação, esta semana, que resultou na prisão de cinco pessoas, sob a acusação de corrupção. Houve reflexos também entre os deputados. O filho de Maurício Eskudlark, do PR, Rodrigo Eskudlark, foi afastado da direção do Instituto do Meio Ambiente (IMA), regional de São Miguel do Oeste, uma das bases do parlmentar.

Ribalta

O deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça foi um dos destaques do ato em que o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o uso de armas e munições em clubes de caça e tiro. Peninha levanta a bandeira da revogação do estatuto do desarmamento há muitos anos. O emedebista de SC passou praticamente o tempo todo ao lado de Bolsonaro. E foi citado durante o discurso do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Cavalo encilhado

O catarinense é amigo de Jair Bolsonaro há anos. Cumpriram vários mandatos de deputado federal juntos, atuando em sintonia em temas polêmicos. Peninha, aliás, foi um dos que perdeu a chance de assumir o PSL de SC no ano passado e encaminhar uma eleição majoritária surfando o tsunami Bolsonaro de 2018.

Respaldo

Ganhou apoio imediato do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) o projeto de lei que autoriza o estado a ceder o uso de armas de fogo aos servidores das carreiras da segurança mesmo após a aposentadoria.

Patrimônio mantido

A proposta é de autoria do deputado Felipe Estevão. Ele explica que o governo não fará doações ou perderá patrimônio público. É uma cessão de uso com tempo de validade. Depois da morte do agente de segurança, os herdeiros terão que devolver o equipamento.

Contra

A Executiva Estadual do PT de Santa Catarina reuniu-se, esta semana, para organizar uma agenda de encontros regionais do partido visando as eleições internas e o pleito municipal de 2020.

A pauta central, contudo, foi definir e encaminhar o apoio as mobilizações contra a proposta de cortes nos investimentos na educação pública e a PEC que tramita no Congresso Nacional.

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

GAECO deflagra Operação Mercado de Pandora em investigação que apura fraude fiscal e sonegação tributária no comércio eletrônico

Redação