Blog do Prisco
Destaques

Deputada Carolina De Toni anuncia criação de bancadas do Sul e Sudeste na reunião da Facisc

A deputada federal, Caroline de Toni (PL), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, anunciou na reunião de Diretoria da Facisc e presidentes das Associações Empresariais de Santa Catarina desta quinta-feira, 23/3, a criação da bancada do Sul e Sudeste. “A ideia da criação da bancada para termos mais força para os pleitos das regiões, visto que juntos somos 277 deputados e essas duas regiões são muito fortes”, destacou De Toni. Ela ressaltou que essas é uma das ações que está na pauta do Fórum Parlamentar Catarinense para tratar as obras estruturantes do estado, que estão entre as principais bandeiras da Facisc.

A deputada explicou que o orçamento que teve um aumento substancial com a PEC da transição, mas que isso apesar de ser uma notícia boa para Santa Catarina, pode significar um aumento da dívida pública pois não estava previsto no teto de gastos. Segundo o DNIT, o orçamento aumentou substancialmente. Com a PEC aprovada ainda em 2022, o orçamento aumentou para construção e melhoria das rodovias. O valor passou de 225 milhões para 745 milhões, 341 milhões para construção e 404 milhões para manutenção. “Só este ano pode chegar a um rombo de 120 bilhões de reais no orçamento”.

Caroline ainda falou da sua preocupação para que SC não seja prejudicada por ela ser uma deputada de oposição. “Criamos grupos de trabalho para poder ter uma melhor articulação com o Governo Federal. Queremos o melhor para Santa Catarina e não podemos ser penalizados por diferenças de partido”, destacou. Ela já articulou com os deputados Pedro Uczai (PT) e Carlos Chiodini (MDB) para que façam frente em outros projetos para que os recursos e investimentos para Santa Catarina continuem a todo o vapor.

Voz Única
As obras que foram levantadas pelo Programa Voz Única também foram tema da reunião. Os vice-presidentes regionais fizeram um panorama das ações realizadas em relação ao Aeroporto de Navegantes e o Porto de Itajaí pelo vice-presidente Regional do Vale, Rinaldo Araújo, da Ferroeste pelo vice-presidente da Regional Oeste Milvo Zancanaro, da Ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga em Santa Catarina e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul pelo vice-presidente da Regional Extremo Oeste, Maikel Frey, e da BR-280 pelo vice-presidente da Regional Planalto Norte, Antonio Tiburske.