Blog do Prisco
Destaques

Deputada Federal Geovania de Sá representa o Brasil durante Conferência em Israel

A parlamentar é a única brasileira no evento que visa fortalecer rede de legisladores que estão na linha de frente da defesa de Israel no mundo

De 3 a 5 de março, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) estará em Jerusalém, representando o Brasil em Conferência promovida pela Israel Allies Foundation (IAF). É a única parlamentar brasileira integrante da Fundação Aliança de Israel, que visa fortalecer a rede de legisladores que estão na linha de frente da defesa de Israel no mundo.

Segunda a parlamentar, o relato do primeiro dia do evento, incluiu uma visita ao local do massacre de 7 de outubro em Kfar Aza, oferecendo uma visão intensa das realidades vivenciadas na região. O massacre mencionado, onde 56 pessoas perderam a vida e 19 foram sequestradas, ilustra as tensões e os desafios enfrentados por comunidades próximas à Faixa de Gaza.
“Visitar locais estratégicos e bíblicos na área de Binyamin, na Judéia e Samaria, nos forneceu uma compreensão mais profunda da história e da importância cultural e religiosa dessas regiões. Essas visitas não apenas destacam os aspectos históricos e geográficos, mas também podem servir para contextualizar questões políticas e de segurança que impactam a região. Nos deparamos com cenas muito tristes, fortes e emocionantes ao vermos pais que choram a perda de seus filhos e a forma brutal que as famílias foram atacadas há apenas 3 quilômetros da faixa de Gaza”, pontua a deputada.
Resolução para reafirmar compromisso
Todo os anos legisladores participantes da conferência se reunirem para uma mesa redonda e emitem uma declaração conjunta sob a forma de uma resolução é uma maneira importante de formalizar e reafirmar o compromisso e o apoio à causa de Israel. Essa resolução serve como um documento oficial que registra o comprometimento dos participantes, seja em termos de política externa, segurança, cooperação econômica ou apoio diplomático.
Segunda maior comunidade judaica
O Brasil é a segunda maior comunidade judaica da América Latina, com 120 mil judeus. Os dados sobre as violações neonazistas no Brasil, tiveram um aumento significativo de casos entre 2020 e 2021, conforme relatado pelo Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil, destacando a preocupação com o ressurgimento de ideologias extremistas e intolerantes na sociedade brasileira. Esse aumento merece atenção e ação por parte das autoridades e da sociedade civil para combater o discurso de ódio e garantir a segurança e os direitos de todas as comunidades, incluindo a judaica.

Sobre o evento:
A Israel Allies Foundation (IAF) é responsável por estruturar uma rede global ativa de legisladores pró-Israel, equipar as comunidades de fé para se envolverem com os legisladores e construir linhas diretas de comunicação entre o governo israelense e os líderes cristãos em todo o mundo.
Os palestrantes do evento incluem o Dr. Dave Weldon, Presidente do Conselho da Israel Allies Foundation (IAF), o Ministro das Relações Exteriores Israel Katz, o Ministro da Inteligência Gila Gamliel, o presidente da Fundação dos Aliados de Israel Josh Reinstein. Ao todo, 25 parlamentares de vários países pró-Israel participam da conferência.