Blog do Prisco
Destaques

Deputado Caropreso destaca campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”

Em alusão a Campanha Setembro Amarelo que visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), na sessão da Alesc, desta quarta-feira (11) fez um pronunciamento sobre a saúde mental.

O deputado colocou sobre a tribuna do parlamento uma camiseta da campanha e falou sobre a importância da prevenção e conscientização sobre o suicídio.

Caropreso lembrou que quando foi secretário de saúde do Estado em 2017 teve a possibilidade de introduzir a reforma psiquiátrica no atendimento das pessoas no âmbito do SUS em Santa Catarina.

Dr. Vicente enfatizou que não precisa ser médico, para salvar a vida de uma pessoa depressiva, mas é necessário saber identificar sinais emitidos por alguém que caminha para o suicídio e pedir ajuda neste sentido.  Lembrou ainda que pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis e pode ser muito difícil saber o que fazer e como superar esses sentimentos e que nestes momentos é preciso buscar auxílio profissional.

“Existe ajuda disponível. É muito importante conversar com alguém que você confie. Não hesite em pedir ajuda aos serviços de suporte”, alertou o deputado.

O parlamentar também enalteceu o serviço prestado pelo CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas.

Fotos : Agencia AL