Blog do Prisco
Notícias

Deputado Comin declara que é preciso parar de “fazer de conta”

O deputado estadual Valmir Comin voltou a relatar na tribuna a aquisição de 195 veículos que efetivou antes de sair da secretaria de Estado da Assistência Social, que serão destinados aos municípios catarinenses pela nova gestão. A declaração do parlamentar se deu após a divulgação da notícia da entrega dos veículos pela nova gestão da pasta, que será realizada nesta sexta-feira (03). Comin disse estar muito alegre e satisfeito pela continuidade do trabalho iniciado por ele. Contudo, não escondeu a tristeza de saber que foi criticado pelo atual governador, na época de sua saída da pasta, quando Eduardo Moreira alegou que estes veículos seriam encaminhados para a segurança pública. O parlamentar foi duro ao dizer que está mais do que na hora de encarar de frente os problemas do Estado. Ele declarou que é hora de parar de fazer de conta.

E explicou. “Quando assumi a pasta, percebi a demanda grande de equipamentos de CRAS, CREAS, Centro Dia para o Idoso. Obras que estavam deixando de existir, com recursos remanescentes de 2013. Colocamos 80 em andamento. Da economia dos serviços contratados, conseguimos executar a aquisição de 195 veículos, para ser destinado 171 aos municípios e o restante para renovar a frota. Com este certame, conseguimos cobrir com obras ou carros, 295 municípios contemplados com nosso trabalho. Além de capacitações que foram feitas”, resumiu.

Na época, segundo o parlamentar, a declaração de Moreira de que a assistência social não era prioridade causou estranheza aos gestores da assistência social de todo o estado. “Ele devia estar ouvindo as pessoas erradas. Mal assessorado. Não acredito em hipótese alguma que era má fé da parte dele. Eu já disse outras vezes que acreditava na sensibilidade do governo, para liberar estes carros, para atender quem mais precisa, em CRAS, CREAS e todos os órgãos da assistência social dos municípios. São recursos do PACTO, que com toda a economia nos permitiu a aquisição dos veículos. Sempre acreditei que iria voltar atrás”, pontuou Comin.

O deputado relatou inclusive o grau de satisfação dos gestores quando recebem um equipamento para utilizar na assistência social. “Quem passou pela secretaria é testemunha do que eu vou falar. Atendi a todos sem distinção partidária. Com jogo claro e transparência. Estabelecemos o CRAI, que está funcionando depois de dois anos de atraso em função do processo burocrático. O Fundo do Idoso conseguimos regulamentar, mas ficou cinco anos rodando de um lado para outro. Visitamos todas as aldeias indígenas, levando capacitação. Assim como levamos capacitação aos 295 municípios”, sintetizou.

O deputado estadual Leonel Pavan, disse em aparte que Comin deixou sua marca reconhecida pela população. “Todas as reuniões eram muito bem prestigiadas, ampla no número de pessoas. Sempre bons debates. Sobre o governador, parece que o que foi feito não vale de mais nada. A continuidade é preciso existir”.

Da mesma forma, o deputado estadual Serafim Venzon, que também atuou na pasta relatou que Comin fez um grande trabalho de inclusão social. “Quero aqui cumprimentar vossa excelência pelo trabalho que fez enquanto secretário”, disse ele.

foto>Ag. Alesc, arquivo, divulgação