Blog do Prisco
Destaques

Deputado destaca trajetória de Elisabete Anderle

Prefeitura de Blumenau batizará escola com nome da socióloga catarinense

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou a trajetória da professora e socióloga Elisabete Nunes Anderle durante a sessão plenária desta quinta-feira, 13. Ela faleceu em 2008, com 60 anos, deixando um grande legado para o estado, em especial na área da cultura e da educação.  O deputado enalteceu a iniciativa da  prefeitura de Blumenau  que homenageará Anderle batizando com o seu nome um novo Centro de Educação Infantil que será inaugurado nesta sexta-feira,13, no bairro Passo Manso. 

“Ela deixou um legado de coragem, espírito público e dedicação ao serviço público, sobretudo nas áreas da educação e cultura, pelas quais trabalhou até duas semanas antes de perder a vida. Fez tanto pela cultura catarinense que o maior prêmio de estímulo à produção cultural  no nosso estado leva também o seu nome”, afirmou Dr. Vicente ao ressaltar suas qualidades pessoais, políticas e profissionais.

Elisabete Nunes Anderle  foi casada com o  sociólogo Jacó Anderle, que faleceu em 2005. Ambos foram professores universitários e marcaram a política catarinense. Ela  teve forte atuação em diversas organizações governamentais e não governamentais pela causa da infância e da juventude. Militou em  movimentos políticos de oposição à ditadura militar e em defesa dos direitos da mulher. Ocupou importantes cargos públicos. Foi fundadora da Escola de Governo de Florianópolis e fechou seu ciclo de vida estando à frente da Fundação Catarinense de Cultura.