Blog do Prisco
Destaques

Deputado Gilson Marques assina impeachment do Presidente Lula

Na quinta-feira (22), o Deputado Gilson Marques (NOVO-SC) assinou, juntamente com outros 139 parlamentares, o documento de denúncia que solicita o impeachment do Presidente Lula. A ação foi iniciada pela Deputada Carla Zambelli (PL- SP) e ocorreu diante do manifesto do Presidente em que comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus pelos nazistas no século passado. A fala foi feita durante a 37ª Cúpula da União Africana em Adis Abeba na Etiópia.

O embasamento jurídico para configurar crime de responsabilidade veio do artigo 5º, da Lei 1079/50, a Lei do Impeachment: “cometer ato de hostilidade contra a nação estrangeira, expondo a república ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

“Essa fala de Lula é um completo absurdo e uma vergonha para nosso país. Estamos diante de uma crise diplomática sem precedentes. Além de estar fazendo um péssimo governo internamente, com mais impostos a todo instante e ainda apresentando déficit, ainda temos que aturar o presidente passando pano para ditadores e grupos terroristas. É inacreditável!”, destaca Gilson.

Além do Deputado Gilson, os deputados catarinenses Julia Zanatta (PL), Carol de Toni (PL), Daniel Freitas (PL), Zé do Trovão (PL), Daniela Reinehr (PL), Geovania de Sá (PSDB), Darci de Mattos (PSD), Rafaell Pezzenti (MDB) e Ismael dos Santos (PSD) assinaram o Impeachment. Já os deputados Ana Paula Lima (PT), Carlos Chiodini (MDB), Valdir Cobalchini (MDB), Fábio Schiochet (União Brasil), Jorge Goetten (PL) e Pedro Uczai (PT) preferiram não assinar.

Com as 140 assinaturas, este pedido de impeachment bateu o recorde do pedido contra Dilma e se tornou o com maior adesão parlamentar até hoje. Agora, o pedido aguarda despacho do presidente da casa, Arthur Lira, que pode dar prosseguimento ou arquivar.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados