Blog do Prisco
Manchete

Deputado lança plataforma que acompanha em tempo real o andamento das obras em SC

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antídio Lunelli, lançou nessa segunda-feira uma plataforma que acompanha os dados envolvendo as obras e os investimentos realizados nas rodovias estaduais de Santa Catarina. No gabinete do parlamentar, quatro televisores mostram quantos contratos estão em aberto, quais estão em andamento, os que estão prestes a iniciar, os paralisados, os atrasados e os dados da empresa responsável por cada serviço. Também é possível saber os valores investidos, os contratos aditivados, e tudo com a possibilidade de se filtrar por região.

“As rodovias são o grande gargalo da nossa infraestrutura, é o modal que exige mais recursos, mais manutenção e novas obras. O Monitora foi desenvolvido para auxiliar no acompanhamento dos trabalhos, fornecendo informações de maneira rápida. Vamos fiscalizar, ver o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, cobrar agilidade e entrega para a população”, disse o parlamentar ao apresentar a ferramenta.

O painel foi desenvolvido pela equipe de gabinete do deputado, com auxílio de uma empresa de TI. A plataforma de BI utiliza dados extraídos diariamente do SICOP (Sistema de Controle de Obras Públicas), utilizando a plataforma Qlik Cloud, líder mundial do segmento Data Analytics.

 

Tecnologia na gestão pública e transparência

O Monitora SC se assemelha à Sala de Inteligência e Gestão, criada por Lunelli quando ele ainda era prefeito de Jaraguá do Sul. “Quando cheguei na Prefeitura, senti a dificuldade de conseguir informações confiáveis e rápidas, aí chamamos uma equipe de TI e desenvolvemos o painel. Com ele, passamos a ter dados em tempo real de tudo. Conseguíamos saber se o professor estava na sala de aula, até os detalhes de cada real investido pelo Município. E é esse modelo que precisamos ter na gestão pública”, defende Lunelli.

A iniciativa virou modelo nacional do quanto a tecnologia pode contribuir com a administração pública no atendimento à população. Outra iniciativa que inspirou o Monitora SC foi o Centro de Inteligência da Fiesc.

“Santa Catarina tem diversos exemplos de como a inovação pode contribuir para a simplificação do setor público e uma melhor gestão dos recursos. Temos conhecimento e ferramentas, precisamos colocar em prática. O poder público está ainda no século passado”, diz o deputado.

foto>Assessoria, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina tem dia de trabalho intenso das equipes do Estado em auxílio aos atingidos por fortes chuvas

Redação

Nada de novo no front

Redação

Infraestrutura trabalha para liberar trânsito na SC-405

Redação