Blog do Prisco
Notícias Últimas

Deputado Milton Hobus quer reduzir o valor do IPVA

Parlamentar protocolou nesta terça-feira projeto de lei que reduz o valor do IPVA no Estado.  O imposto tem sido o grande vilão do orçamento das famílias catarinenses após a escalada de preços dos veículos usados.

A proposta prevê que a variação anual do IPVA não ultrapasse o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país e que serve de base para os reajustes salariais dos trabalhadores. Neste ano, o motorista vai desembolsar, em média, 27% a mais do que pagou no ano passado. Isso porque a Fipe – indicador utilizado como referência pelo mercado de veículos usados – cresceu neste mesmo patamar.

“Vivemos um momento muito difícil com a falta de produtos e o aumento de preços. Não se pode prejudicar ainda mais o pagador de impostos. Com esse projeto vamos fazer justiça aos catarinenses”, afirma Hobus.

No projeto de lei, o parlamentar mostra a diferença do valor do imposto considerando a sua proposta. Por exemplo, um Gol (VW) 1.0 2020 teve uma valorização de 27,55% em 12 meses. Se o projeto de lei apresentado já estivesse em vigor, o IPVA do automóvel custaria R$ 897, contra os R$ 1.044 que o motorista vai desembolsar hoje.