Blog do Prisco
Notícias

Deputado Pedro Uczai discute futuro do PT com Lula da Silva

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) se reuniu na manhã desta quinta-feira (20) com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O encontro aconteceu no Instituto Lula, em São Paulo, e contou ainda com a presença do deputado federal Padre João (PT/MG) e de dirigentes do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. As lideranças petistas integram a corrente interna do partido chamada “Militância Socialista” que busca mudanças nos rumos do Partido dos Trabalhadores.

“Em períodos de crise temos que reafirmar nossas conquistas, nossos princípios, nossos valores e ao mesmo tempo, mudar o que tem que ser mudado, principalmente o conteúdo de um novo projeto político com novos métodos de construção partidária”, avaliou. O parlamentar petista, ressaltou ainda que o Presidente Lula está comprometido com os rumos do partido e necessita de mudanças. “Foi um bom diálogo sobre o futuro do Brasil e o futuro do PT”, disse.

pedro-uczai-lula-1

Uczai integra um grupo de aproximadamente 40 deputados federais que, mesmo antes do processo eleitoral de outubro, vem discutindo e propondo mudanças na condução do partido para que a direção esteja mais próxima e sintonizada com a militância. O grupo, intitulado “Muda PT”, nesta semana se reuniu mais uma vez em Brasília e passou a discutir a necessidade de antecipação do “VI Congresso do PT” a fim de que o partido possa fazer amplo debate interno que oriente o caminho político da sigla nos próximos anos.

Ao final do encontro do “Muda PT” os parlamentares apresentaram publicamente uma nota marcando posição. “Diante do golpe de Estado contra a democracia, os direitos sociais e a soberania nacional, reafirmamos nossa disposição de lutar contra o governo golpista de Michel Temer e em defesa de Lula e de um PT socialista, democrático e de massas (…) A vida nos exige coragem e o que nos une é a disposição de mudar o PT. A atual maioria do partido, além de se negar a reagir à gravidade do momento que vivemos, quer limitar o debate partidário a realizar ou não um PED – Processo de Eleições Diretas”, diz um trecho da nota.