Blog do Prisco
Manchete

Deputados do Novo propõem projeto Anti-Censura Eleitoral

Projeto proposto pelos deputados Gilson Marques e Marcel van Hattem combate censuras jornalística, prévia e de ofício

Começou a tramitar na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 20, o PL Anti-Censura Eleitoral (PL 2657/2022), que propõe alterar a legislação eleitoral e a de abuso de autoridade para vedar as censuras jornalística, prévia e de ofício. Os parlamentares Gilson Marques (NOVO-SC) e Marcel van Hattem (NOVO-RS) assinam a proposta.

A iniciativa vem em resposta à escalada de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra veículos de imprensa e criadores de conteúdo nas semanas que antecedem o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.  Segundo o projeto, opiniões jornalísticas, “ainda que favoráveis ou desfavoráveis aos candidatos”, devem ficar livres de qualquer censura durante o pleito.

Os parlamentares criticam também a resolução aprovada pelo TSE nesta quinta-feira (20) que autoriza o tribunal a derrubar conteúdos de ofício. Dessa forma, o projeto de lei proíbe a censura prévia, isto é, sobre conteúdos que não foram publicados ainda, e a censura de ofício, caracterizada quando Justiça age sem provocação das partes.

Por fim, o texto adiciona à lei de abuso de autoridade o crime de Censura Eleitoral, contra magistrados que violarem estas novas disposições. “O Congresso Nacional não pode assistir calado à Justiça Eleitoral transformar-se em polícia censora do pensamento”, argumentam os parlamentares na justificativa do projeto.

foto>Ag Câmara, aqruivo, divulgação

Posts relacionados

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Relator do ‘PL da Dosimetria’, Esperidião Amin destaca alguns pontos que serão discutidos

Redação

Bolsa Família: mecanismo de escravidão e controle

Redação