Blog do Prisco
Destaques

Derrapada na Educação!

No afã de varrer qualquer vestígio de PSD em postos estratégicos de seu governo, o emedebista Eduardo Pinho Moreira (D) anunciou, de forma açodada, a substituição de Eduardo Deschamps (E), que ficou sete anos na pasta (em um curto período como adjunto) pelo correligionário Gilberto Agnolin.

Foi uma derrapada. Evidenciou-se que a troca foi pensada às pressas depois que o Centro Administrativo percebeu que seria difícil explicar que o novo secretário ficaria um mês viajando para só depois assumir de fato secretaria tão importante como a da Educação.

No meio do imbróglio, o governador recorreu a uma indicação de Mauro Mariani que, assim como ele, posiciona-se como pré-candidato do MDB a governador. A nova titular é Simone Scharamm, umbilicalmente ligada a Mariani.

Noves fora a trapalhada na troca de Deschamps, foi mais um movimento a evidenciar o abismo hoje existente entre Eduardo Moreira e seu antecessor, Raimundo Colombo.  Só aumenta a distância e o ranger de dentes entre MDB e PSD!

Prestígio

Eduardo Deschamps foi titular da Educação por mais de seis anos. Seu trabalho ganhou reconhecimento para além das divisas de Santa Catarina. Ele ainda é o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação.

Emplacada

Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), recebeu, das mãos do governador Eduardo Moreira (MDB), a Licença Ambiental Prévia (LAP) para o alargamento da faixa de areia da praia central do município. Se conseguir os recursos para executar a obra, Oliveira entra num outro patamar político no contexto catarinense.

Juntos e reunidos

Durante a solenidade de entregue da LAP percebeu-se grande presença de tucanos da velha e da nova guarda da cidade. Muitos que já  foram ou ainda são ligados Leonel Pavan, que também lá esteve. O ex-prefeito tucano tem mantido grande proximidade com o MDB, articulando, inclusive, com o ex-arquirival e ex-prefeito como ele, Edson Piriquito (MDB).

Parceiros

Na abertura da Fecarroz, em Massaranduba, na última quinta-feira, Paulo Bauer e Vicente Caropreso cumprimentaram-se e foram um para cada lado. Engana-se quem pensa que era por motivo ruim. Ao contrário, cobriram assim um número maior de contatos com o público.

Estão ainda mais fechados e focados na eleição de outubro. O senador é o pré-candidato do PSDB e o deputado busca a reeleição à Assembleia.

Reação

O deputado federal João Paulo Kleinübing apresentou a emenda nº 81 ao Projeto de Lei n° 4/ 2018 do Executivo Nacional. O objetivo é garantir que os valores indicados em 2017 pela bancada para obras de melhorias nas rodovias federais catarinenses não sejam elencados entre os cortes no orçamento propostos pelo governo federal.

Lula

Deputados do PT catarinense estão mobilizando militantes e aliados para o ato de 1 de maio em Curitiba, nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal, onde o fundador da sigla está preso desde 7 de abril.

Cone Sul

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, foi recebido  pelo colega de esplanada, ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e apresentou importantes pleitos do Turismo. Um deles diz respeito à redução temporária de tarifas no âmbito do Mercosul para a importação de equipamentos por parques temáticos, de modo a favorecer a atração de investimentos ao setor. O catarinense tem trabalhado freneticamente para deixar sua marca frente à pasta federal.

foto>SED, arquivo, divulgação