Blog do Prisco
Coluna do dia

Derrota em SC

No dia 2 de agosto, nove dos 16 deputados federais de Santa Catarina votaram pela suspensão da primeira denúncia de Rodrigo Janot (por corrupção passiva) contra Michel Temer. Ou seja, foram favoráveis ao interesse presidencial. Naquele dia, outros sete foram contrários ao relatório que pedia o congelamento da ação, alinhando-se à oposição no Congresso.

Ontem à noite, o quadro mudou. Na segunda denúncia do ex-PGR (por organização criminosa e obstrução de Justiça), exatos nove deputados federais votaram Sim. Ou seja, favoravelmente ao andamento da peça produzida por Janot.

Dois deputados catarinenses mudaram o voto radicalmente. De forma surpreendente, Mauro Mariani, presidente do PMDB catarinense e correligionário de Temer, votou com a oposição. João Paulo Kleinübing (PSD) também não se alinhou à esquadra temerista desta vez.

 

Fator 2018

Provavelmente não é coincidência o fato de os dois (Mariani e Kleinübing) estarem de olho na eleição majoritária estadual do ano que vem. O projeto de Mariani está bem mais adiantado, mas JPK atua nos bastidores para estar em uma composição para a disputa do governo em 2018.

 

Tucano ausente

Em agosto, o tucano Marco Tebaldi votou a favor de Temer no contexto dividido do PSDB. Nesta quarta, ele não compareceu ao plenário para votar. No fim das contas, como era esperado, o presidente livrou-se da segunda flechada, mas com placar mais apertado (251 a favor e 233 contra) do que na primeira vitória, quando o placar registrou 263 temeristas e 227 oposicionistas.

 

Custo-benefício

Significa que a vida do governo-tampão ficou ainda mais estreita e que o trabalho para a tal reconstrução da base não será fácil. Nem barato! Isso se realmente o Planalto deseja promover alguma mudança estrutural de verdade. Passadas as denúncias, com o encolhimento parlamentar a Temer, já se projeta que a única mudança a ser feita na Previdência, com vistas às aposentadorias dos trabalhadores, é a elevação da idade mínima.

 

Contras

Os deputados  Zanotto (PPS), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Geovania de Sá (PSDB), João Paulo Kleinubing (PSD),Jorge Boeira (PP), Jorginho Mello (PR), Mauro Mariani (PMDB) e Pedro Uczai (PT) votaram pelo prosseguimento da denúncia contra Temer.

 

Prós

Celso Maldaner (PMDB), Cesar Souza (PSD), João Rodrigues (PSD), Peninha (PMDB), Ronaldo Benedet (PMDB) e Valdir Colatto (PMDB) ficaram ao lado do Planalto.

 

Arrependimento

Os deputados Décio Lima e Pedro Uczai comemoram  a votação da segunda denúncia contra Temer, onde a maioria dos catarinenses votou contra Temer (9×7). Segundo os parlamentares, o resultado da votação da bancada catarinense mostra que os deputados se arrependeram do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

 

Mineração

A catarinense Geovania de Sá presidiu a Comissão Mista (Câmara e Senado) comemorou a finalização dos trabalhos, esta semana. De acordo com ela, a legislação que normatiza a mineração no Brasil é de 1967. “São muito anos de avanços tecnológicos e nenhuma alteração até aqui. Os exploradores de minérios esperam por isso há muito tempo”, afirmou. A presença de Geovania à frente do colegiado assegurou que a discussão acerca do novo marco legal passasse por Santa Catarina.