Blog do Prisco
Notícias Últimas

Desburocratização e agilidade nos cartórios catarinenses encurtam distâncias

Os quase 2 mil quilômetros entre Santa Catarina e Espírito Santo não foram um problema para que a segunda via de uma certidão de casamento de lá fosse emitida em menos de 20 minutos por um cartório da Capital. O procedimento que antes levava no mínimo sete dias, agora pode ser efetivado quase que em tempo real pelas serventias de todo o Estado via Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).
De acordo com a presidente da Anoreg/SC, Rosina Deeke, o mesmo vale para certidões de nascimento, óbito, emancipações e interdições, que também podem ser solicitadas em qualquer cartório de registro civil catarinense, sem a necessidade de se deslocar até o local de origem para iniciar o processo.
“Apostando na desburocratização, fomos pioneiros ao dispor os nossos dados na Central. Investir em agilidade e eficiência tem sido o objetivo principal das serventias, que têm assumido diversos serviços que antigamente eram feitos apenas por outros órgãos. O sistema foi criado para dar mais segurança e evitar fraudes com a emissão de documentos semelhantes, mas com informações diferentes, em mais de um estado brasileiro”, explica Rosina.