Blog do Prisco
Coluna do dia

Deschamps em alta

Presidente nacional do Conselho de Secretários de Estado da Educação, o blumenauense Eduardo Deschamps ganhou os holofotes nacionais por ser um dos protagonistas do conteúdo da Medida Provisória que muda a forma de aplicação do Ensino Médio no país.

Não é de hoje que o professor goza de muito prestígio junto ao governador Raimundo Colombo. O lageano, aliás, não sossegou enquanto não guindou Deschamps, quadro técnico sem vinculação partidária, ao cargo de secretário em substituição ao deputado federal Marco Tebaldi. No começo do primeiro mandato do governador, o hoje secretário era adjunto.

Eduardo Deschamps é um dos assessores mais benquistos por Colombo. Antes mesmo de presidir o Consed, ele já se destacava pelas formulações. Ele integra também o Conselho Nacional de Educação, que não tem nada a ver com o Consed. É outro colegiado, responsável por pensar permanentemente a questão educacional no país. Foi nomeado pela Dilma e renomeado por Temer.

Muito provavelmente, Deschamps vive seu melhor momento profissional e político. Há resistências à MP, mas o fato é que o atual governo teve coragem e ousadia para mexer no tema, que repousou em berço esplêndido nos últimos 13 anos.

 

Disputa eletrizante

Pesquisa do IPC registrada no TRE e divulgada neste sábado pelo jornal Notisul mostra equilíbrio entre o tucano Carlos Stupp e o progressista Joares Ponticelli.

Levantamento revela que há um empate técnico entre os dois primeiros colocados. Stupp lidera com 36,6%, seguido de Ponticelli, com 28,3%.

 

Terceiro

O atual prefeito Olavio Falchetti (PT) tem 14,4%. Considerando a margem de erro de 4,3%, Stupp pode estar com 32,3% e Joares com 32,9%. O desempenho do atual alcaide guarda relação de causa e efeito com dois fatores principais: o desgaste dos atuais mandatários municipais e o derretimento da estrela petista na fervura dos escândalos de corrupção que abalam o país.

 

Adesões

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) foi procurada por candidatos a vereador interessados em subscrever as propostas para a gestão da cidade desenvolvidas pela entidade. O conjunto de proposições mantém o foco no desenvolvimento econômico sustentável da cidade, mas foi adaptado de acordo com as atribuições do cargo legislativo.

 

Primeira leva

Os candidatos Hamilton Lyra, Ramiro Zinder, Dilvo Tirloni, Marquito, Bruno Souza, Miltinho Barcellos e Coronel Marcio já foram recebidos pela diretoria da entidade, assim como os candidatos Pedrão, Aloisio Piazza, Rafael Daux e Aurélio Valente. Para a próxima semana estão sendo agendados outros nomes que também irão assinar o documento proposto pela Acif.

 

Reforço na reta final

Mais quatro candidatos a vereador de outros partidos anunciaram apoio para a coligação “Por Criciúma”, aderindo à candidatura da dupla Márcio Búrigo e Acélio Casagrande. Até o fim do dia já estavam confirmados no time que tem como slogan a mensagem “Unidos pela Cidade”, os candidatos Beto Vianna (PSB), Paulo Pavei (PSD), Professor Daniel (PPS), Adenésio (PPS) e Joãozinho (PPS). Além desses, Diógenes (PSD), Irmão Toninho (PMB) e Nazareno (PSB) também já declararam apoio a Márcio e Acélio.

 

Moeda Verde

Segundo informa o Ministério Público Federal, todas as testemunhas de acusação da ação penal da Operação Moeda Verde foram ouvidas durante esta semana pela Justiça Federal, em Florianópolis. Nas tardes de quarta e sexta-feira (21 e 23/09), oito pessoas compareceram e confirmaram os dados que embasaram a denúncia do Ministério Público Federal em Santa Catarina. O cerco se fecha.