Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Desembargador João Henrique Blasi assume como governador do Estado de Santa Catarina

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, assumiu nesta terça-feira (24/10) como governador do Estado. A transmissão do cargo pelo governador Jorginho Mello ocorreu na Casa D’Agronômica, em Florianópolis. O dirigente máximo do Judiciário catarinense ocupará a chefia do Poder Executivo, de forma interina, até o próximo domingo (29).

A troca de posto aconteceu porque o governador Jorginho Mello fará uma viagem ao Panamá, em busca de investimentos para o Estado. O governador estará acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal. Já a vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, outra autoridade na linha sucessória, também estará em viagem para o Chile.

Blasi antecipou que nesta quarta-feira (25) dará o pontapé inicial no repasse de recursos que foram feitos pela Alesc, pelo PJSC e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para obras de revitalização na Praça Tancredo Neves, na Capital. “Estaremos à disposição para adotar as medidas que forem necessárias. Vamos avançar na questão de um convênio entre o Executivo e o Judiciário no que diz respeito à questão da judicialização da saúde, ampliando essa rede. Traremos um modelo para Santa Catarina que já funciona bem em outros estados da federação”, anotou o desembargador.

A cerimônia de transmissão do cargo foi prestigiada por inúmeras autoridades. Entre elas, o presidente interino da Alesc, deputado Maurício Eskudlark; o presidente em exercício do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira; o procurador-geral de Justiça, Fábio Trajano; o presidente em exercício do TCE, conselheiro José Nei Ascari; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de deputados estaduais e secretários de Estado.

Durante a viagem, Jorginho Mello tem reuniões marcadas com a Copa Airlines para negociar voos diretos da capital panamenha para Santa Catarina. Ele também buscará informações sobre os canais extravasores e dragagem para ser colocada em prática no Estado. “O governador Blasi é um homem capaz, inteligente e bem-intencionado e vai fazer tudo que for preciso para defender a população. Enfim, saio muito tranquilo, o governo do Estado está em boas mãos”, concluiu Jorginho Mello (Com informações da Secom-SC).

Transmissão de cargo no TJSC

Antes de assumir como governador do Estado nesta terça-feira (24/10), o dirigente máximo do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, transmitiu a presidência do Judiciário ao 1º vice-presidente, desembargador Altamiro de Oliveira. A solenidade de transmissão, muito prestigiada, ocorreu logo no início da tarde, foi realizada no Salão Nobre da Presidência e contou com a presença de familiares, servidores e magistrados.

O presidente do TJSC destacou que o gesto do governador Jorginho Mello foi uma homenagem à magistratura, aos servidores e ao Poder Judiciário de Santa Catarina. “Para que eu possa assumir, eu preciso entregar aqui o cargo, desta vez provisoriamente, ao desembargador Altamiro, fato que será reiterado no dia 1º de novembro quando o desembargador, com todo o merecimento, como o coroamento da sua trajetória de vida, passará a exercer definitivamente a Presidência do PJSC. Ele que aqui chegou há mais de 40 anos como servidor diligente e aplicado, passou a magistrado, percorreu os quatro cantos de Santa Catarina, e agora será o futuro presidente do TJSC”, anotou Blasi.

A cerimônia contou com as presenças da corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato;  3º vice-presidente do TJSC, desembargador Gerson Cherem II;  procurador-Geral do Estado, advogado Márcio Vicari; além dos desembargadores Jaime Machado Júnior; Torres Marques; Cid Goulart; e Jorge Borba. Também estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência Rafael Sandi e Iolanda Volkmann; o juiz-corregedor Marlon Negri; os juízes de 2º grau Leandro Passig Mendes e Maurício Cavallazzi Póvoas; e o coordenador de magistrados, juiz Bruno Makowiecky Salles; entre outras autoridades.

Para o presidente em exercício, desembargador Altamiro de Oliveira, o gesto de transmissão de cargo tem um grande significado. “Nós viemos trabalhando juntos estes dois anos de administração e, com certeza, nesse final de gestão, muitas coisas ainda podemos entregar à sociedade catarinense. Gostaria muito que vossa excelência, nesta posição de governador, possa acompanhar a nossa comitiva nessas entregas e instalações de unidades que tiveram início por vossa excelência”, comentou o atual 1º vice-presidente.

Posts relacionados

Em Criciúma, governador lança pedra fundamental de novo prédio da UniSATC construído por causa do Universidade Gratuita

Redação

Família Cavallazzi prestigia posse de Maurício no Tribunal de Justiça

Redação

AEMFLO e CDL de São José realizam posse da nova diretoria nesta sexta-feira, 28/11

Redação