Blog do Prisco
Notícias Últimas

Desembargador João Henrique Blasi assume como governador do Estado de Santa Catarina

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, assumiu nesta terça-feira (24/10) como governador do Estado. A transmissão do cargo pelo governador Jorginho Mello ocorreu na Casa D’Agronômica, em Florianópolis. O dirigente máximo do Judiciário catarinense ocupará a chefia do Poder Executivo, de forma interina, até o próximo domingo (29).

A troca de posto aconteceu porque o governador Jorginho Mello fará uma viagem ao Panamá, em busca de investimentos para o Estado. O governador estará acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal. Já a vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, outra autoridade na linha sucessória, também estará em viagem para o Chile.

Blasi antecipou que nesta quarta-feira (25) dará o pontapé inicial no repasse de recursos que foram feitos pela Alesc, pelo PJSC e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para obras de revitalização na Praça Tancredo Neves, na Capital. “Estaremos à disposição para adotar as medidas que forem necessárias. Vamos avançar na questão de um convênio entre o Executivo e o Judiciário no que diz respeito à questão da judicialização da saúde, ampliando essa rede. Traremos um modelo para Santa Catarina que já funciona bem em outros estados da federação”, anotou o desembargador.

A cerimônia de transmissão do cargo foi prestigiada por inúmeras autoridades. Entre elas, o presidente interino da Alesc, deputado Maurício Eskudlark; o presidente em exercício do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira; o procurador-geral de Justiça, Fábio Trajano; o presidente em exercício do TCE, conselheiro José Nei Ascari; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de deputados estaduais e secretários de Estado.

Durante a viagem, Jorginho Mello tem reuniões marcadas com a Copa Airlines para negociar voos diretos da capital panamenha para Santa Catarina. Ele também buscará informações sobre os canais extravasores e dragagem para ser colocada em prática no Estado. “O governador Blasi é um homem capaz, inteligente e bem-intencionado e vai fazer tudo que for preciso para defender a população. Enfim, saio muito tranquilo, o governo do Estado está em boas mãos”, concluiu Jorginho Mello (Com informações da Secom-SC).

Transmissão de cargo no TJSC

Antes de assumir como governador do Estado nesta terça-feira (24/10), o dirigente máximo do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, transmitiu a presidência do Judiciário ao 1º vice-presidente, desembargador Altamiro de Oliveira. A solenidade de transmissão, muito prestigiada, ocorreu logo no início da tarde, foi realizada no Salão Nobre da Presidência e contou com a presença de familiares, servidores e magistrados.

O presidente do TJSC destacou que o gesto do governador Jorginho Mello foi uma homenagem à magistratura, aos servidores e ao Poder Judiciário de Santa Catarina. “Para que eu possa assumir, eu preciso entregar aqui o cargo, desta vez provisoriamente, ao desembargador Altamiro, fato que será reiterado no dia 1º de novembro quando o desembargador, com todo o merecimento, como o coroamento da sua trajetória de vida, passará a exercer definitivamente a Presidência do PJSC. Ele que aqui chegou há mais de 40 anos como servidor diligente e aplicado, passou a magistrado, percorreu os quatro cantos de Santa Catarina, e agora será o futuro presidente do TJSC”, anotou Blasi.

A cerimônia contou com as presenças da corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato;  3º vice-presidente do TJSC, desembargador Gerson Cherem II;  procurador-Geral do Estado, advogado Márcio Vicari; além dos desembargadores Jaime Machado Júnior; Torres Marques; Cid Goulart; e Jorge Borba. Também estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência Rafael Sandi e Iolanda Volkmann; o juiz-corregedor Marlon Negri; os juízes de 2º grau Leandro Passig Mendes e Maurício Cavallazzi Póvoas; e o coordenador de magistrados, juiz Bruno Makowiecky Salles; entre outras autoridades.

Para o presidente em exercício, desembargador Altamiro de Oliveira, o gesto de transmissão de cargo tem um grande significado. “Nós viemos trabalhando juntos estes dois anos de administração e, com certeza, nesse final de gestão, muitas coisas ainda podemos entregar à sociedade catarinense. Gostaria muito que vossa excelência, nesta posição de governador, possa acompanhar a nossa comitiva nessas entregas e instalações de unidades que tiveram início por vossa excelência”, comentou o atual 1º vice-presidente.