Blog do Prisco
Notícias

Desembargador José Renato Nalini, presidente do TJSP, visita a Softplan

A empresa catarinense Softplan recebeu uma visita ilustre. O desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, participou de uma reunião com os diretores. Nalini veio à capital catarinense para palestrar no Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e aproveitou a oportunidade para conhecer as instalações da Softplan, que desenvolve o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), adotado pelo tribunal para a gestão dos processos.

natalini softplanO FIM DO PAPEL

O bom andamento do projeto 100% Digital, que vai pôr fim à entrada em processos em papel no maior tribunal de justiça do mundo, foi a tônica da reunião. Até o momento, 67% unidades digitais já foram implantadas. Práticas que revolucionam a Justiça brasileira, como o cartório do futuro, e o cenário atual da adoção do processo digital nas diferentes instâncias também foram assuntos discutidos pelo presidente do TJSP e os diretores da Softplan Ilson Stabile e Moacir Marafon. “Foi uma excelente oportunidade de estreitarmos os laços com o TJSP e de apresentarmos nossos projetos futuros”, avalia Stabile.
Além de Nalini e dos diretores da Softplan, participaram da reunião os integrantes da assessoria militar Washington Luiz Gonçalves, Eduardo Xavier Mosna, Gerson Almeida Dias Filho, Jonathan Gisley da Cunha e o executivo de Relacionamento José Nardélio de Abreu Filho.

Sobre o SAJ

O Sistema de Automação da Justiça é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 30 instituições que operam no cenário da Justiça, as quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira.
O SAJ é ferramenta madura que já passou por cinco ciclos de desenvolvimento e incorpora facilidades para a automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas que asseguram excepcionais ganhos de produtividade e otimização dos recursos de Tribunais de Justiça, Ministérios Público e Procuradorias estaduais e municipais.
Estudos da Softplan em parceria com Tribunais que usam o SAJ apontam:
· 47% de ganho na taxa de vazão dos processos (congestionamento);
· 50% de aumento na produtividade de magistrados,
· 70% mais agilidade na tramitação dos processos e
· 87% de aumento no índice de atendimento de novos processos.

Sobre a Softplan

A Softplan é a líder mundial em soluções tecnológicas para o Poder Judiciário e uma das maiores empresas do Brasil de softwares de gestão. Atualmente, possui cerca de 1,7 mil funcionários e suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no país mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan acabou especializando seus softwares de gestão para alguns segmentos específicos: Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos financiados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.

Foto: divulgação