Blog do Prisco
Coluna do dia

Desembarque

Desembarque

Grande expectativa nos meios políticos catarinenses para o ato de desfiliação de Gelson Merisio do PSD. Mais do que isso. Dias antes da convenção, ele vai renunciar à presidência estadual do partido, função para a qual não seria reconduzido. Sabendo disso, o ex-deputado já comunicou a direção nacional sobre seu futuro.

Está tudo certo para o desembarque do PSD. Merisio vai buscar abrigo no PP, sigla hoje presidida pelo suplente de deputado no exercício do mandato, Silvio Dreveck. Na verdade, o PP catarinense é pilotado pela família Amin, que tem três dos cinco mandatos que a legenda detém atualmente.

A grande influência é exercida por Esperidião Amin que, ao lado do novo filiado, é nome para 2022. Um, duas vezes governador, duas vezes senador, prefeito da Capital, enfim; e o outro um ex-deputado que chegou ao segundo turno do pleito estadual do ano passado.

Incógnita

O PP se prepara desde já com vistas às eleições de 2022. Poderá apresentar-se sozinho para a disputa, enfrentando justamente o PSL, partido que vai se aproximando do MDB. Os progressistas poderão ser uma alternativa no cenário que vai se formando. Em chapa pura, ao lado do próprio PSD ou mesmo do PSL, eis a incógnita.

Alternativa

Outra dúvida no cenário atual: quem vai presidir o PSD catarinense? Um dos nomes preferenciais no partido é o do deputado Milton Hobus. Homem de bem, empresário bem sucedido, agrada os parlamentares da legenda. Tem como concorrente interno o ex-governador Raimundo Colombo que, apesar da derrota no pleito do ano passado, percorre o estado em busca do apoio dos prefeitos.

A semana se inicia com um leve favoritismo de Hobus. A conferir!

Na proa

Empresário catarinense Alexandre Fernandes, que foi um dos braços direitos e homem da mais absoluta confiança de Luiz Henrique da Silveira, um jovem empresário trazido à vida pública por LHS diretamente de Joinville, foi o responsável por coordenar toda a viagem de Jair Bolsonaro a Dallas, onde o presidente foi homenageado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Laços

Fernandes é amigo pessoal de Eduardo Bolsonaro, deputado reeleito por São Paulo com 1,8 milhão. O catarinense ficou durante uma semana responsável por toda a coordenação. Do Brasil, apenas três empresários de SC e o governador de São Paulo, João Dória. Missão que mostra a desenvoltura de Fernandes na terra do Tio Sam. Aliás, ele foi o responsável por articular o encontro entre Bolsonaro e o ex-presidente dos EUA, George W. Bush.

Lista

O Conselho Pleno da OAB/SC ratificou os quatro nomes já escolhidos e elegeu dois nomes para completar a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) pelo Quinto Constitucional. À tarde, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, entregou pessoalmente a lista com os nomes indicados ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rodrigo Collaço.

São eles: Osmar Nunes Júnior (Balneário Camboriú), Milton Baccin (Florianópolis), Milton Beck (Criciúma), Ezequiel Pires (Florianópolis), Vinícius Marcelo Borges (Florianópolis), Richard Silva de Lima (Lages).