Blog do Prisco
Notícias Últimas

“Despolariza”: jovem cria plataforma para (re)unir pessoas com posicionamentos políticos diferentes

Iniciativa utiliza inteligência artificial para reduzir a polarização crescente nos últimos anos e promover amizades com respeito à diversidade de ideias

Segundo levantamento da Edelman Trust Barometer, realizado no início do ano, o Brasil registra um aumento da polarização política e queda da civilidade: 78% dos entrevistados avaliaram que o país está mais dividido que no passado e 80% apontam que falta de respeito mútuo cresceu no país. Estes dados somente comprovam a percepção da estudante paulistana Luiza Wagner, 17 anos, que, após uma conversa frustrada com um taxista, procurou o seu professor de programação Warlen Rodrigues para apoiá-la na criação do “Despolariza”, iniciativa que visa reduzir a polarização crescente nos últimos anos e promover amizades com respeito à diversidade de posicionamentos políticos.

A ideia surgiu nas últimas eleições, enquanto a jovem decidia se votaria ou não. “Como na minha idade ainda não é obrigatório, tive muitas dúvidas se já gostaria de votar, principalmente por conta da polarização formada nos últimos anos. Em uma corrida de táxi, troquei uma ideia sobre os candidatos com o motorista e percebi que a fala dele trazia muitas críticas sem embasamento ou argumentos reais. Além disso ele se mostrava muito radical em seus comentários. Isto me incomodou e me fez refletir muito”, conta Luiza.

Foi então que a jovem e o professor desenvolveram o “Despolariza” – plataforma online que propõe aproximar estudantes que possuem interesses em comum, mas com visões políticas antagônicas. Após a identificação das afinidades e a divergência de posicionamento político, é marcado um encontro para que as pessoas se conheçam.

O “match” é feito por meio do uso de inteligência artificial. A intenção é que os selecionados possam conversar sobre diversos assuntos que não envolvam a seara política, e assim descobrirem interesses comuns e pontos de convergência de opiniões relacionados a outras temáticas. Claro que, depois deste laço criado, pode acontecer uma troca de argumentos e informações sobre política, mas o intuito é mostrar que as pessoas são muito mais do que seus posicionamentos.

Para facilitar os encontros, fomos atrás de parcerias com locais frequentados pelos jovens na capital paulista e assim proporcionar uma experiência segura e sem custo. Conseguimos três marcas apoiadoras que disponibilizam o espaço e isentam o consumo para os participantes do Despolariza, são elas: Shuk, Bráz Elettrica e Lanchonete da Cidade.” explica a estudante.

O objetivo é que cada vez mais jovens conheçam o projeto e participem. “Nosso foco são os adolescentes, estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, para que a gente evolua e seja um exemplo para as demais gerações neste tema da polarização. Ainda estamos começando, mas já temos participantes da minha escola, que têm ajudado na divulgação, além de amigos e conhecidos. Desejamos despertar o interesse de alunos de outros colégios e ter um público cada vez mais amplo e diverso para promover trocas ainda mais enriquecedoras”, conclui.

Sobre Luiza Wagner

Luiza Wagner, 17 anos, é estudante do terceiro ano do ensino médio. A jovem vive em São Paulo e encontrou na paixão por empreendedorismo, tecnologia, inteligência artificial e relações interpessoais a oportunidade de (re)unir os estudantes do Brasil, em meio a um forte período de polarização política.

Site oficial do projeto: https://www.despolariza.com.br/