Blog do Prisco
Coluna do dia

Dever de casa

Conforme já foi amplamente noticiado, a Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc) resolveu partir para o embate contra o governo do estado. A categoria está há seis anos sem reposição salarial. Defasagem que chega a 42% nos vencimentos.

Reivindicação justa. Há, contudo, componentes políticos e pré-eleitorais neste contexto.

Primeiro aspecto. Dentre os seis deputados estaduais do PSL, dois são militares da Reserva. Coronel Mocellin e Sargento Lima. Até por afinidade de patente, quem abraçou a empreitada foi o deputado-sargento, que inclusive assumiu uma diretoria da Aprasc. Ele não poupou o verbo, disparando críticas na direção do Centro Administrativo.

Sargento Lima agora se junta a outros dois parlamentares estaduais do PSL: Ana Carolina Campagnolo e Jessé Lopes. Ou seja, metade da bancada pesselista, partido do governador, está numa trincheira oposta ao do chefe do Executivo.

Tripé

Na outra ponta, estão os fiéis a Moisés da Silva. Além do próprio Mocellin, neste front aliado encontram-se Ricardo Alba e Felipe Estevão.

Convém lembrar que tanto Mocellin quanto Alba são pré-candidatos a prefeito em Itajaí e Blumenau.

Tiro no pé

Já em Florianópolis, Moisés da Silva tem incentivado a candidatura do comandante da Polícia Militar e coordenador do Colegiado Superior de Segurança Pública de SC, coronel Araújo Gomes. Considerando-se que o govenador também é militar da reserva, mas parece estar irredutível quanto ao pleito dos praças, cabe perguntar como fica o projeto eleitoral do PSL na Capital se o governo não faz o dever de casa com a própria PMSC? Como Araújo fará campanha se não tiver o apoio maciço dos seus subordinados? Fica meio complicado de entender.

Cortes na Saúde

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), foi uma das palestrantes do Global Forum Saúde Sem Fronteiras, evento realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida que aconteceu em São Paulo, na última semana. O debate abordou as formas de financiamento da saúde no Brasil.

Republicanos

O presidente estadual do Republicanos em Santa Catarina, deputado estadual Sergio Motta, esteve em Brasília. Participou de reunião com o presidente nacional do partido, o deputado federal por São Paulo e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira e demais executivas estaduais. O encontro teve como assunto principal o planejamento das eleições 2020.

Venda comunicada

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) acaba de confirmar o entendimento de que o proprietário que não comunica a venda do veículo ao Detran responde solidariamente por penalidades que venham a ser aplicadas em decorrência do uso futuro do automóvel. Em recente decisão da 6ª Câmara de Direito Civil, os magistrados julgaram improcedente um pedido de danos morais formulado pela ex-proprietária de um automóvel que teve o seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes por não quitar uma dívida com uma empresa de guincho.

Embocadura

O juiz Gustavo Emelau Marchiori, titular da Vara de Execução Penal da comarca de Chapecó, foi empossado no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), em Brasília. O órgão faz parte da estrutura do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e é ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O magistrado catarinense assume a 13ª e última vaga no CNPCP, como membro titular e mandato de dois anos.

Posts relacionados

Operação salvamento

Leander Oliveira

Pedido de inquérito contra Bauer

Autor

Quarteto fantástico

Autor