Blog do Prisco
Destaques

Dia de Campo em Xanxerê supera as expectativas em qualidade e participação dos produtores

Mais de 180 produtores rurais que fazem parte dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Leite, Ovinocultura e Pecuária de Corte, via Sindicato Rural de Xanxerê, participaram nesta semana do Dia de Campo, na linha Baliza, em Xanxerê. A iniciativa foi Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a entidade sindical.

O evento, realizado na propriedade da Família Fantinel (Marcos, Ivandra, Dyeison e Dyeine) marcou uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimento sobre pastagens de inverno. Participaram os grupos da ATeG das regiões atendidas pelos supervisores técnicos Fernando da Silveira e Leandro Simioni. 

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Água Doce e vice-presidente regional da Faesc no Extremo-Oeste, Nelton Bedin, que representou os presidentes José Zeferino Pedrozo (Sistema Faesc/Senar) e Enori Barbieri (Sindicato Rural de Xanxerê), os supervisores regionais do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa (Oeste) e Grasiane Viêra (Extremo-Oeste), a representante do Sindicato Rural de Xanxerê, Flaviana Carla Gasparetto Fragoso, o prefeito Oscar Martarello, e a representante da Epagri Diana Balbinot.

A programação incluiu campo demonstrativo com mais de 20 cultivares (aveia, azevém, centeio e trigo). Após conhecer a propriedade, os produtores foram divididos em grupo para passar nas quatro estações que abordaram os temas: adubação, manejo, cultivares e posicionamento e manejos iniciais das bezerras, bezerros e cordeiros. Os técnicos responsáveis foram Dyeison FantinelFrancisco PiranFelipe BrandeleroCleiton GirottoKassiana RebelattoDaison Marocco e Edimar Custódio.

O produtor Dyeison, que também é técnico da ATeG, salientou que o Dia de Campo oportunizou demonstrar a evolução das pastagens. “Mostramos um pouco da nossa propriedade e os avanços que tivemos após ingressar na ATeG Pecuária de Leite. Trabalhamos com produção de leite desde 2000 e, após receber atendimento do programa, observamos mudanças significativas tanto na ampliação da produção quanto na melhoria da gestão da propriedade”, observou.

Barbosa destacou que a importância de proporcionar oportunidades de aprendizado e troca de informações entre os produtores rurais das três cadeias produtivas. “É essencial que possam adquirir conhecimento sobre técnicas e tecnologias que visem melhorar suas atividades com eficiência e qualidade”.

De acordo com Silveira, o evento cumpriu seu objetivo de mostrar o que o mercado oferece e instigar os produtores para que, junto com os técnicos ATeG, levem inovações para suas propriedades. “Com essas iniciativas, observamos aumento significativo da produtividade e, consequentemente, da lucratividade. Ficamos felizes com esse evento, pois tivemos uma participação maciça dos produtores”.

Para Simioni, o Dia de Campo foi essencial para transmitir informações relevantes, principalmente em relação ao manejo de pastagens de inverno, ou seja, mostrar como repensar os conceitos de solo, adubação, fertilidade e cultivares, entre outros aspectos. “Temos um leque grande de cultivares disponíveis para o produtor utilizar dentro do posicionamento e da realidade de sua propriedade”.

ATEG EM SC

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância da ATeG em todas as cadeias produtivas para estimular a inovação na gestão das propriedades rurais. “Queremos promover o desenvolvimento dos negócios do campo e estamos atingindo os nossos objetivos. Aliados aos números, destacam-se os expressivos resultados em qualidade e eficiência”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementou que o crescente espírito inovador dos produtores atendidos pelo programa, não apenas na gestão, mas também na adoção de novas práticas de manejo e tecnologias, contribuem para a produção catarinense de qualidade. Zanluchi enfatiza ainda que os investimentos continuam intensos visando aprofundar ainda mais a profissionalização e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor.

A coordenadora da ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, frisou que o programa permite que os produtores explorem novas ferramentas para o crescimento de seus negócios. Com dois anos de acompanhamento, a ATeG visa aprimorar técnicas e gestão, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. A participação em grupos organizados, Oficinas Técnicas e Dias de Campo também desempenha um papel crucial na avaliação dos resultados e na inspiração para a busca contínua pela inovação”.