Blog do Prisco
Coluna do dia

Dialogar é preciso

Absolutamente isolado. Assim Moisés da Silva começou esta semana em que novamente a grande discussão estadual será a decisão, unilateral, do governador no sentido de aumentar o ICMS de defensivos  e insumos agrícolas.

A vice-governadora pensa diferente dele. Já divergiu de Moisés publicamente, bem como o próprio secretário de Agricultura, Ricardo de Gouvêa, que é produtor rural. Do setor de carnes. Nenhum deputado ou entidade está subscrevendo a tese do governador, que chamou  de “Excrescência” o incentivo fiscal aos defensivos, químicos que ele classifica de venenos, demonstrando desconhecimento e total falta de emabasamento técnico nesta questão.

Muito pressionado, ele resolveu marcar para quinta-feira uma reunião com representantes do setor produtivo, do agronegócio catarinense. Dialogar é preciso. Neste caso, ainda mais, pois Moisés da Silva simplesmente caneteou a majoração do imposto, cortando os benefícios e simplesmente ficou por isso. Nunca houve a conversa junto ao setor produtivo.

Recuo

Agora, tudo indica que o chefe do Executivo terá que buscar o entendimento. Sob pena de ampliar o brutal desgaste político que vem acumulando desde o começo do mês. Não se trata de uma questão conceitual, pontual, o descontentamento é generalizado.

Ao fim das contas, o governador do estado colocou-se contra o setor empresarial, a agricultura catarinense, contra a classe política e contra a sociedade em geral.

Protesto auditado

Auditores fiscais da Receita Federal em Santa Catarina realizam ato público, nesta terça-feira (20), a partir das 10h30, em Florianópolis, para protestar contra o cerceamento que vem sendo imposto às suas atividades e o consequente enfraquecimento do trabalho de fiscalização realizado pela instituição e as tentativas de ingerência política.

Mordaça

A mobilização surge em defesa da autonomia da Receita Federal, que vem tendo o seu trabalho comprometido, mais recentemente pelas tentativas do governo federal de substituir especialistas técnicos por apadrinhados políticos na gestão da Receita Federal. Antes disso, por deliberação do Supremo Tribunal Federal, foi suspensa a investigação contra 133 pessoas e afastados dois auditores fiscais das respectivas funções na Receita Federal.

Udesc

Duas chapas vão disputar a Reitoria da Universidade Estadual. De um lado, os professores Dilmar Baretta para reitor e Luiz Antonio Ferreira Coelho para vice; e de outro,  Emerson César de Campos para reitor e Cintia Aguiar para vice. Os docentes com candidaturas homologadas terão direito à licença das atividades, precisando retornar a elas em até cinco dias após a data da divulgação dos resultados da eleição.

Velha política

Em Brasília, crescem as suspeitas e comentários de bastidores de que teria havido um acordão para acabar com a Lava Jato e também para enfraquecer instituições de combate à corrupção e esvaziar investigações em geral. Na proa do suposto acerto, dois presidentes: Jair Bolsonaro e Dias Toffoli. Espantoso, inaceitável e escandaloso se forem verdadeiras as suspeitas nesta direção, que só fazem crescer.

Volume

Um ambiente internacional de exportações crescentes garantirá transações superiores a 200 milhões de dólares durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2020), programada para o período de 15 e 18 de setembro de 2020 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).

A previsão é de Nadir José Cervelin, gerente geral dessa que é a maior feira do setor na América Latina.