Blog do Prisco
Coluna do dia

Dilma e o monólogo

Dilma e o monólogo

Além de chamar essa semanauma reunião com empresários, brasileiros notáveis e sindicalistas, que formam o  Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social,  Conselhão (que conta com alguns de seus membros presos no contexto da Lava Jato inclusive), a presidente Dilma Rousseff emitiu sinais de que deseja uma aproximação com a oposição!

Para um observador menos informado, a manobra de Dilma, propondo o diálogo, poderia soar como uma guinada. Mas não é. O problema, salvo que tenha havido um milagre, é que a petista é adepta contumaz do monólogo. Diante desta constatação, os mais atentos já avisam que os movimentos têm tudo para ser pirotécnicos, diversionistas e que dificilmente trarão resultados práticos.

Antes de chamar a “sociedade” e a oposição para propor uma pauta positiva e de recuperação para o Brasil, a presidente deveria fazer uma autoavaliação descolada dos manuais de marketing. Se assim fizesse, Dilma constataria que sua credibilidade está na lona depois de uma campanha reeleitoral que faltou com a verdade em vários aspectos. A atual inquilina do Palácio do Planalto também enxergaria que seu governo vai na contramão da realidade ao jogar a culpa pela crise no contexto internacional, propondo o aumento da já insustentável carga tributária. Na visão de todos, a começar dos próprios cidadãos brasileiros.

CPMF

Dilma Rousseff quer contar com a oposição no Congresso para aprovar a famigerada CPMF. Antes, contudo, precisa combinar com o PT e o PMDB, partidos da base que ano passado pularam fora dessa.

Empreendedorismo

A Grande Florianópolis ganha um reforço nas áreas da educação, saúde, cultura, lazer e ação social com a inauguração ontem, do Sesc em Palhoça, a 27ª unidade operacional em Santa Catarina. Com investimento de R$ 11,5 milhões em obras e equipamentos, a nova unidade tem a meta de gerar 500 mil atendimentos em 2016, entre participação em eventos e serviços. A ampliação do Sesc no Estado reforça o compromisso da instituição em contribuir com a qualidade de vida dos catarinenses, de acordo com o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

Registro

Deputado federal João Rodrigues jantou recentemente com o apresentador e empresário Carlos Massa, o Ratinho, e com o dono da Havan, Luciano Hang, em Balneário Camboriú.

Fussball

Senador Paulo Bauer foi entrevistado pelo jornalista Philipp Sohmer, da emissora ARD, de Stuttgart, na Alemanha. O profissional deslocou-se a Florianópolis em busca de informações sobre os trabalhos da CPI do Futebol, colegiado que tem o catarinense na vice-presidência. Philipp está produzindo um documentário sobre a corrupção no futebol mundial.

Promessa

Prefeito da Capital, Cesar Souza Junior, postou o seguinte texto em sua página no Facebook: “Neste primeiro semestre de 2016, 13 novas creches serão construídas, abrindo 2.622 vagas em diversas regiões. O investimento será em torno de R$ 40 milhões.”

Tiroteio

Tem forte componente político a bronca do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), com a Casan. A companhia é reduto do PMDB e tem na presidência Valter Gallina, peemedebista de quatro costados e que deseja ver o deputado Gean Loureiro (PMDB) na prefeitura a partir de 2017. A bronca de Cesar Junior também é com o atual superintendente da Fatma, , que concidentemente veio a suceder nada mais nada menos que o deputado Gean Loureiro, derrotado pelo pessedista no segundo turno de 2012 e que, tem tudo para ser novamente o seu adversário em outubro desse ano.