Blog do Prisco
Coluna do dia

Dilma não se emenda

Dilma não se emenda

Depois de obter duas importantes vitórias no Supremo Tribunal Federal (STF) semana passada, e de assistir e patrocinar o fortalecimento do aliado Renan Calheiros (PMDB) no comando do Senado, Dilma Rousseff, que poderia fechar o ano com ares menos carregados, volta a aprontar das suas.

O anúncio de Nelson Barbosa, pupilo de Guido Mantega, para o lugar de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, foi um desastre. O dólar disparou, a bolsa despencou e o humor do mercado azedou de vez.

Mas se não bastasse a novo escorregão, Dilma e seu governo ainda publicaram, na segunda-feira, uma Medida Provisória que já está dando e promete dar muito ainda o que falar. A MP implementa as novas regras para os chamados acordos de leniência, quando uma corporação envolvida em algum tipo de ilegalidade aceita a versão empresarial da delação premiada. Entrega o esquema todo em troca de redução de pena e até mesmo da eliminação de multas e outras sanções.

Aos amigos

O detalhe é que vários juristas ouvidos pela mídia nacional estão considerada a medida absurda por favorecer a corrupção, permitindo que as empresas delatoras, mesmo sendo corruptas, possam firmar novos contratos com o poder público. Estaria o PT dando um presente de Natal às empresas amigas e que estão enroladas até o pescoço nas investigações em curso pela Polícia Federal? A conferir!

Na badalação

Investigado no âmbito da Operação Zelotes, suspeito de negociar três Medidas Provisórias para favorecer o setor automotivo brasileiro, o empresário Fábio Luiz Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente, vai passar o Réveillon na Capital catarinense. Duas MP’s foram editadas no período de governo de Dilma Rousseff e a outra na gestão do próprio progenitor.

Na Ilha

O Lulinha mais novo já confirmou presença em uma badalada festa que vai reunir 300 pessoas na Ilha. Pelo visto, o rapaz não está muito preocupado com o curso das investigações da Polícia Federal.

Fundam 99%

O governo do Estado fecha o ano comemorando o alcance do Fundo de Apoio dos Municípios (Fundam), programa de investimento destinado a contemplar as duas 295 cidades catarinense com R$ 605 milhões. Em 2015, o Fundam atingiu a marca de 99% das prefeituras com convênios assinados e R$ 470,5 milhões pagos.

Diferencial

“O ano de 2015 foi desafiador. Com a queda na arrecadação, as prefeituras estão conseguindo apenas manter os serviços básicos, com dificuldade para fazer investimentos. O Fundam, sem dúvida, representou a maior realização deste ano para boa parte das cidades catarinenses. Com os recursos, os municípios puderam comprar 968 equipamentos e veículos, realizar 59 obras e pavimentar 1351 ruas, o que corresponde a cerca de 538 quilômetros”, tem dito o governador Raimundo Colombo.

Reconhecimento

O Grupo Havan tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de Itajaí, gerando empregos e renda ao município. A atuação da empresa catarinense, presente em quase todo o território nacional, foi reconhecida pela Câmara de Vereadores por meio de uma Moção de Congratulação e Reconhecimento de autoria do vereador Thiago Morastoni. A entrega da homenagem ao diretor-presidente Luciano Hang ocorreu no final da tarde de segunda-feira, na matriz da Havan, em Brusque.