Blog do Prisco
Coluna do dia

Dilma tucano

Parlamentares e presidentes de diretórios estaduais foram chamados para decidir se o PSDB fica na nau emborcada de Michel Temer ou se bate em retirada, “apoiando o governo sem cargos”, uma modalidade de namoro sem que seja preciso pegar na mão. O encontro tucano estava marcado para o final da tarde de ontem.

Independentemente da posição que os tucanos tomarem, eles estão numa bela saia justa. Apoiaram desde a primeira hora o impeachment de Dilma Rousseff, deposta do poder por absoluta incompetência e conveniência com a corrupção deslavada, e subiram ao poder com a ascensão de Michel Temer.

Como o presidente é uma espécie de maracujá de gaveta, que quanto mais o tempo passa mais feio fica, o PSDB vive seu dilema. Se seguir participando do convescote, inevitavelmente seguirá se desgastando.

Se abandonar o presidente, o tucanato reforçará o discurso de Lula da Silva, que tem dito, acreditem se quiserem, que “o Brasil nunca precisou tanto do PT”. Seja como for, chegou a hora dos tucanos pularem do muro. Pra lá ou pra cá.

  

Ministros em SC

Raimundo Colombo recepcionou ontemo os ministros Hélder Barbalho e Osmar Terra na Base Aérea de Florianópolis. O secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, fez uma apresentação dos prejuízos causados pelas chuvas e cheias da semana psssada em diversas regiões de SC. Depois, o grupo foi para Lages.

  

Cruzada petista

Foi lançada a Frente Suprapartidária em Defesa das Diretas Já. Ela reúne deputados e senadores do PT, PCdoB, PSOL, PDT, Rede, PSB e alguns deputados do PSD.

A proposta é unir força política para avançar na tramitação da PEC das Diretas Já nas comissões e levar a plenário, antes do recesso parlamentar. No Senado, a PEC das Diretas Já foi aprovada na CCJ. Na Câmara dos Deputados, a base do governo opera para não aprovar a proposta.

  

Avaliação

O deputado federal, Décio Lima, líder da Oposição no Congresso Nacional, avalia que o movimento das Diretas Já ganhou musculatura política com a adesão pública de vários partidos. “Vamos dar ao povo o direito de escolha e colocar o país novamente no rumo certo”, disse.

  

Pesar

Faleceu, durante o fim de semana, o ex-prefeito de Caçador, por três vezes, Onélio Francisco Menta. O Menta, como era conhecido, foi a maior liderança política do município, com uma impecável trajetória. Deixa um legado de realizações públicas e exemplos de caráter, companheirismo e lealdade partidária. Aos 90 anos, deixa seis filhos e três netos.

  

Nova direção

Visando a renovação partidária e buscando a melhor composição para o município, ficou definido o nome de Eriberto Lunchtenberg para a presidência do PTB de Itajaí. De acordo com o presidente estadual, Renato innig, que intermediu a escolha do novo presidente, o PTB catarinense está em processo de fortalecimento e reorganização  em todo o Estado. O ex-deputado tem insistido na tecla de que a legenda, que está entre as seis maiores do país, tem passado ao largo da Lava Jato.