Blog do Prisco
Destaques

Dirigentes sindicais de SC participam de assembleia virtual da FAESC

Evento oportunizou aprovar a reformulação orçamentária deste ano e a proposta orçamentária para 2022

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu nesta quinta-feira (16) a assembleia geral ordinária on-line para apresentação da reformulação orçamentária de 2021 e aprovação da proposta orçamentária para 2022, juntamente com o parecer fiscal. A pauta também contemplou discussão de assuntos que impactam a agropecuária no momento.

O evento, realizado de forma remota em razão da pandemia da Covid-19, foi conduzido pelo presidente José Zeferino Pedrozo e reuniu cerca de 80 presidentes sindicais. Os dirigentes aprovaram o orçamento de 2021 e a proposta orçamentária para 2022.

O presidente Pedrozo também mencionou que esteve em Brasília, nesta semana, onde tomou posse para o novo mandato como 1º vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em solenidade que reconduziu João Martins à presidência da entidade. Falou sobre os desafios destes últimos dois anos e frisou que o setor foi essencial para movimentar a economia nesse período de dificuldades.

Também reconheceu o papel dos Sindicatos Rurais para o fortalecimento do setor. “Temos a certeza de que o sucesso que o agronegócio catarinense vem conquistando tem grande contribuição dos Sindicatos Rurais.  Vocês são os porta-vozes das comunidades rurais e exercem papel fundamental não somente para a organização do campo, como também para a profissionalização, melhoria da produtividade e geração de renda”, assinalou Pedrozo.

Em seguida, os dirigentes sindicais cumprimentaram o presidente Pedrozo e a diretoria do Sistema Faesc/Senar-SC pelas conquistas de 2021 e explanaram os anseios do setor para 2022.

ASSUNTOS GERAIS

Além de destacar os avanços da fruticultura, o vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza, comentou sobre a importância da liberação das exportações de carne bovina para a China. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou abertura do mercado de exportação para o país asiático. Uma conquista que trouxe boas perspectivas para 2022”, destacou ao lembrar que os embarques estavam suspensos desde 4 de setembro.

Pagani também cumprimentou o assessor jurídico da Faesc, Clemerson Pedrozo, e representantes da CNA pela prorrogação do prazo de exigência de cabines para tratores. “Conseguimos um prazo de seis meses e a exigência será somente para tratores novos”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, falou sobre a aplicação dos recursos da entidade, destacando o cuidado com as normas e ressaltou que será feito um estudo para implementar melhorias nas ações de qualificação e formação profissional. “O ano que vem será de muito trabalho e inovação”, observou.

Para finalizar o evento, dois vídeos mostraram algumas atividades da FAESC deste ano com destaque para o Programa Agro Fraterno e para as ações realizadas com os Sindicatos Rurais. Em seguida, Pagani desejou um Feliz Natal e venturoso ano novo a todos. “Com certeza teremos um 2022 com muitas alegrias”.

PALESTRA “ENTUSIASMO NO AGRONEGÓCIO”

A programação contou, ainda, com a palestra “Entusiasmo no agronegócio” ministrada pelo administrador de empresas e professor de história, Gretz. Conferencista no Brasil e no exterior, o palestrante exerceu cargos de liderança em grandes empresas e ministra palestras há 40 anos.

Professor Gretz iniciou sua explanação com o questionamento sobre o que leva o sucesso dos negócios. Resumiu destacando que em qualquer setor o grande diferencial são as pessoas e que costuma ilustrar suas palestras com histórias. Falou sobre a importância dos desafios, humildade, comprometimento, trabalho em equipe, entusiasmo, maneiras de buscar a excelência, entre outros aspectos.