Blog do Prisco
Coluna do dia

Distância de Dilma

Distância de Dilma

O vice-presidente Michel Temer segue na sua cruzada silenciosa para se descolar cada vez mais de Dilma Rousseff e do PT. Na noite de terça-feira, o vice chamou uma reunião com os governadores do PMDB e alguns dos próceres nacionais da legenda.

Entre uma garfada e outra; e uma reclamação e outra, os convivas decidiram que não vão apoiar “medidas impopulares” para equacionar o déficit orçamentário da União. Traduzindo: o partido não apoia o aumento de impostos sugerido pelo representante da banca nacional no governo, respaldado pela ex-mãe do PAC, Joaquim Levy.

Seis dos sete governadores do PMDB estiveram no Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente: Luiz Fernando Pezão (RJ), José Ivo Sartori (RS), Paulo Hartung (ES), Renan Filho (AL), Marcelo Miranda (TO) e Confúcio Moura (RO). Os presidentes das duas Casas Legislativas, Renan Pai e Eduardo Cunha também cruzaram talheres. Outra constatação do grupo, puxada pelo herdeiro do presidente do Senado, Renan Filho. Os Estados estão à beira do abismo, a exemplo do que já ocorre com os municípios.

 

 

Guerra

Está quente a batalha judicial entre a prefeitura e a Unimed. Vencedora da licitação para prestar serviços aos 16 mil servidores municipais, a cooperativa assumiu e já reajustou a conta em 30%. O alcaide Cesar Junior recorreu ao Tribunal de Justiça, que deu ganho de causa ao poder público.

 

 

Quebra de contrato

A Unimed reagiu, anunciando a quebra unilateral do contrato, o que obriga a prefeitura a entrar com nova ação judicial, sob pena de deixar o funcionalismo sem cobertura de plano de saúde até a resolução do imbróglio.

 

 

No Alto Vale

Deputado federal Jorginho Mello, presidente estadual do PR, promoveu reunião de filiações em Agrolândia, no Alto Vale. E assegurou que o partido vai ter candidato a prefeito na cidade ano que vem.

 

 

Dúvida

Com o PMDB cada vez mais distante, Dilma Rouseff vai ficar refém das legendas menores, como PP, PDT e PR, no Congresso?

 

 

Reforço

Bem situada na Secretaria de Estado da Assistência Social, a ex-deputada Angela Albino não admite em público, mas em conversas reservadas garante que vai apoiar Cesar Junior na eleição da Capital no ano que vem. Raimundo Colombo, que é chefe dela, agradece.

 

 

Combate à corrupção

Deputado federal Fabricio Oliveira (PSB) apresentou uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição – para aperfeiçoar a Lei da Ficha Limpa. Pelo projeto, agentes públicos que cometerem ilícitos de improbidade administrativa terão que responder judicialmente, mesmo depois de cinco anos, prazo em que hoje as responsabilidades prescrevem.

 

 

Ficha suja

“Hoje, mesmo com a Lei da Ficha Limpa, muitos agentes públicos, já condenados podem disputar as eleições. A PEC que apresentamos é pra evitar isso,” explica o deputado.

 

 

Publicidade

A Comissão de Finanças da Alesc  aprovou, por unanimidade,  o projeto de lei que prevê que os ocupantes dos cargos de governador, vice-governador, secretários de Estado e de Desenvolvimento Regional; e presidentes de empresas e fundações públicas estaduais divulguem, diariamente e pela internet, suas agendas de serviços públicos com antecedência de 24 horas. O autor é Rodrigo Minotto (PDT).