Blog do Prisco
Coluna do dia

Divisão no ninho tucano

A cúpula do PSDB de Santa Catarina reuniu-se na manhã de ontem, encontro que entrou pela tarde. Na sequência, o presidente estadual, Marcos Vieira, tinha agenda com Raimundo Colombo.  Em pauta, o embarque ou não do partido no governo. O senador Paulo Bauer é contra. O motivo é óbvio: em 2018, ele quer novamente disputar o governo do Estado e perderá o discurso se seu partido entrar na nau de Colombo, a quem ele enfrentou em 2014.

Já a maioria dos deputados e a esmagadora maioria dos prefeitos são favoráveis. Também por razões óbvias: estar na administração significa ter muito mais estrutura e facilidade de conseguir recursos, por exemplo.

É voz corrente no ninho tucano que se a legenda não aceitar a oferta de duas pastas (Turismo e Saúde) a debandada tende a ser grande a partir de 2017, quando uma nova janela para mudança de partido deve ser aberta. Muitas baixas à vista entre os prefeitos, que vão precisar mais do que nunca ter acesso aos recursos estaduais em função da quebradeira geral das prefeituras.

 

Saúde

Caso o PSDB opte por assumir as duas pastas, o nome do vereador blumenauense  Marco Antônio Wanrowsky está bem cotado, cuja indicação partiu do prefeito Napoleão Bernardes. O segundo da fila é o deputado Vicente Caropreso, que abriria vaga para Nilson Gonçalves (PSD), desafeto do deputado federal Marco Tebaldi, assumir. Eis mais um dilema tucano neste contexto.

 

Turismo

Já no Turismo, tudo indica que Leonel Pavan, ex-senador e ex-governador, vai assumir de qualquer jeito, independentemente da decisão partidária. Pavan quer porque quer inaugurar o Centro de Eventos que está em obras em Balneário Camboriú. Seria uma alavancada em sua carreira, um pouco chamuscada depois da eleição municipal deste ano.

 

Fundam 2

Como já era de se esperar, a reunião do tucanato não foi conclusiva. Ficou estabelecido que Vieira vai detalhar com o governador os exatos termos desta participação no governo. A Secretaria de Saúde, por exemplo, está com um rombo superior a R$ 600 milhões. Na de Turismo, tudo é definido pelo fundo destinado ao setor.

Ou seja, o PSDB até vai com Colombo, mas sem uma vinculação direta com a eleição de 2018 e desde que não pegue duas pastas absolutamente quebradas, o que parece ser o caso no momento. Mas há um detalhe muito importante: em 2017, o governo do Estado deve reeditar o Fundam, lançando sua segunda edição. Trata-se de recursos que os deputados canalizam para prefeitos. Evidentemente que o PSDB participando do governo, a fatia pode ser mais apetitosa.

 

Definições

Encontro realizado na casa do prefeito eleito Clésio Salvaro, na tarde de domingo, definiu mais dois nomes para compor o futuro governo de Criciúma em 2017. Na Secretaria de Educação, a titular será Roseli De Lucca, que já esteve a frente da pasta na antiga gestão de Salvaro. Ela foi candidata a vereadora. Ficou com a primeira suplência do PSDB, conquistando 1.709 votos.

O novo secretário de Ação Social será Paulo César Bitencourt. Ele é contador, Pós-Graduado em Gerência Financeira e foi diretor do Grupo A Tribuna e do Jornal da Manhã. Atualmente trabalha na Controladoria das Empresas do Grupo Ancelmo Freitas.

 

Nominata

Nomes já definidos para 2017: Secretaria Geral: Arleu Ronaldo da Silveira; Secretaria da Fazenda: Robson Gotuzzo; Procuradora: Ana Cristina Youssef; Diretoria Executiva de Comunicação: Gustavo Colle; Secretaria Ação Social: Paulo César Bitencourt; Secretaria de Educação: Roseli De Lucca.

 

Fechando

Até o final da próxima semana, será definido o nome do futuro Secretário de Saúde da maior cidade do Sul do Estado.