Blog do Prisco
Coluna do dia

DNA corrupto

Dentre tantas revelações, a Operação Lava Jato escancara que a prática de corrupção pode estar no DNA familiar. A segunda lista de Janot, encaminhada aos tribunais superiores nesta semana, coloca sob forte suspeição os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. O primeiro foi apeado da Secretaria de Governo da Presidência da República depois de denúncias de advocacia administrativa. O segundo é deputado federal. Os dois do PMDB. No PT, tudo indica que roubam em família os também irmãos Jorge e Tião Viana. Um é senador e o outro é governador do Acre. A questão também pode ser hereditária, passando de pai para filho.

O procurador-geral da República alistou, ainda, o notório Renan Calheiros, que dispensa apresentações, e seu filho, Renanzinho, governador de Alagoas. Na terra arrasada em que se transformou a seara política em plena Lava Jato, há um ex-presidente do Senado na mira, o próprio Renan, e quatro ex-presidentes da Câmara dos Deputados: Aécio Neves (PSDB), Marco Maia (PT), Henrique Alves (PMDB) e Eduardo Cunha (PMDB). Eles estão no mesmo barco dos atuais comandantes do Legislativo, Eunício Oliveira (PMDB-Senado) e Rodrigo Maia (DEM-Câmara). E segue o baile!

 

Carnes

Raimundo Colombo está agendando nova missão internacional, desta vez para a Coreia do Sul, em maio. Depois dos resultados positivos da ida ao Japão e do avanço nas negociações com os próprios coreanos, o governo catarinense prepara-se para receber técnicos do país asiático em abril. Eles vão inspecionar a cadeia produtiva do Estado, com destaque para os suínos. A agenda do governador seria já para fechar o acordo.

 

Ranking

A Coreia do Sul é o quinto país que mais compra carne de suínos de outras nações. Também são grandes importadores de produtos de frango e bovinos. Mercado forte, que se encaixa no perfil daquilo que pretende o Centro Administrativo: aumentar substancialmente as vendas da produção catarinense de carnes.

 

Ritmo

Eduardo Moreira está articulando freneticamente. Tem circulado com extrema frequência na Assembleia e conversado com prefeitos sobre questões político-eleitorais, de várias legendas.

 

Ensino gratuito

Também impressiona o ritmo de trabalho do deputado Natalino Lázare.  Sua atuação assegurou mais um importante avanço para Videira. Esta semana, o reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, confirmou que a instituição iniciará as atividades na cidade. O lançamento do edital está previsto para abril. Serão abertas 40 vagas ao Curso de Administração Pública, na modalidade semi-presencial e com o selo Udesc-Esag, que é grife quando o assunto é curso superior nesta área. Natalino ressalta o papel do prefeito Dorival Borga, que tem dado todo o suporte e se empenhado pessoalmente para a viabilização do curso.

 

Réu no palanque

Lula da Silva é réu em cinco processos. Pilotou o maior esquema de corrupção de que se tem notícia e está muito bem obrigado, fazendo o que sabe: se vitimizar em discursos inflamados e eivados de preconceitos, inverdades, manipulações e ódio. Brasil!

 

Sonegação

Força-tarefa liderada pela Deic foi às ruas de Rio do Sul, Itajaí, Criciúma, Palhoça, em Santa Catarina, e Londrina e Presidente Prudente. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e também de prisão. De acordo com a Secretaria da Fazenda, um esquema de sonegação pode ter desviado R$ 1 bilhão em impostos estaduais e federais. Infelizmente, a cultura da roubalheira também está do outro lado do balcão da política.