Blog do Prisco
Notícias

DNIT e as compensações na Ponte em Laguna

A resposta veio por solicitação do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, PMDB, para sanar as dúvidas existentes com a obra

O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), a resposta do seu requerimento que solicitava o esclarecimento sobre as medidas compensatórias da
construção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Segundo o DNIT, a Licença de Instalação (LI) 844/2011 concedida pelo Ibama para a construção da Travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras não determinou nenhum tipo de compensação a ser aplicada em Laguna.

VAMPIRO DNIT

De acordo com o DNIT, o que existe são medidas mitigadoras incluindo as compensatórias no âmbito da BR-101, no corredor entre Palhoça e a divisa com o Rio Grande do Sul, com o total de 47 milhões de reais aplicados em Santa Catarina. Os recursos foram para diversos programas ambientais, a exemplo dos programas de ordenamento territorial, transporte de produtos perigosos, apoio às comunidades indígenas, salvamento arqueológico, monitoramento de fauna e flora, entre outros.

O deputado Vampiro agradeceu o esclarecimento do DNIT, e lamentou a ausência de uma medida compensatória específica para a construção da Ponte em Laguna. “É difícil acreditar que uma obra deste porte, que impactou e transformou a realidade local não recebeu uma medida compensatória. A ponte custou mais de 700 milhões de reais em aproximadamente três quilômetros de extensão, e com uma compensação conseguiríamos realizar o desassoreamento do Complexo Lagunar para beneficiar as 8 mil famílias que dependem da pesca”, disse.

Foto: Ag. Alesc, divulgação