Blog do Prisco
Notícias Últimas

Doenças cardiovasculares acometem 14 milhões de brasileiros

O calendário assinala que 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data criada há mais de vinte anos pela Federação Mundial do Coração. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) elegeu o mês inteiro para chamar a atenção sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares, bem como a importância de cuidar do coração.

Nada menos que 500 milhões de pessoas, ao redor do mundo, e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% das mortes registradas a cada dia. Segundo dados divulgados pela SBC, o país contabiliza uma morte a cada 40 segundos – o dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos, três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a Aids, o que sinaliza a gravidade do problema.

Ana Carolina Campos Berbel, cardiologista do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), afirma que os principais fatores de risco para desenvolver a doença cardiovascular são colesterol alto, hipertensão, tabagismo, diabetes, obesidade e sedentarismo. “É de extrema importância consultar um cardiologista, fazer uma avaliação da saúde do coração, controlando os fatores de risco, e, assim, evitar as doenças do coração que leva a tantos óbitos no mundo em nosso país”, sublinha Ana Carolina.

Confira algumas atitudes recomendadas para a prevenção dessas doenças: praticar atividade física regularmente, controlar o peso e os níveis de colesterol, manter hábitos alimentares saudáveis, evitando o excesso de bebidas alcoólicas e o sal, além de gerenciar o estresse – fator que, conforme a Federação Mundial do Coração, pode dobrar o risco de ataque cardíaco.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) atua e hospital de Itajaí abre 10 novos leitos

Redação

Em ato prestigiado, Ricardo Guidi oficializa R$6 milhões ao Hospital São José

Redação

Deputado Camilo Martins viabiliza com governo R$100milhões para construção do hospital regional de Palhoça

Redação